TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canhão

Artigos Científicos: Canhão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho sobre o Canhão

1. Introdução

O estudo refere-se ao desenvolvimento do projeto se baseando no passo a passo da montagem de um canhão, visando conhecer a fundo os conceitos da física na prática. Um canhão trata-se de uma arma de fogo com um largo tubo desenhado para disparar pesados projécteis em tiro tenso a uma considerável distância, porém o nosso canhão foi desenvolvido num conceito básico, pois nele aplicamos um sistema de arremesso de objeto através da força de uma mola.

Na história há dois tipos de canhões, os canhões de alma lisa e os canhões raiados, a diferença é o interior do tubo, no caso da alma lisa, o interior não é raiado, então não era de grande alcance ou precisão, ao passar dos anos os desenvolvimentos dos canhões evoluiu, e o canhão raiado proporcionou uma maior precisão.

Ao longo do tempo, foram registrados tipos diferentes de canhões, lembrando que diferentemente do nosso equipamento, estes eram desenvolvidos exclusivamente para guerra, à partir daí foram projetados de acordo com a evolução do tempo, trazendo cada vez mais agilidade, melhor locomoção e maior precisão.

Canhão é uma boca de fogo de artilharia também conhecida como Peça, destinada a disparar granadas em tiro tenso, de calibre superior a 20 mm e que pode ser montado sobre uma carreta ou outro reparo qualquer. Consiste basicamente num tubo fechado na extremidade do qual é colocado o projétil, com uma carga de projeção para impelí-lo a longa distância, com grande velocidade inicial. Sustentam alguns que foram os chineses os inventores do canhão; outros dão a primazia aos mouros, que o teriam utilizado na Península Ibérica, em 1305, no cerco de Ronda. Há documentos que comprovam a introdução de duas bocas de fogo na batalha de Metz, em 1324.

Primórdios

Bombarda situada no castelo de Malbork, na Polônia.

O canhão é uma espécie de revólver gigante: dentro dele, uma peça metálica (o martelo) bate numa munição cheia de pólvora, causando uma explosão que cospe um projétil em direção ao alvo. O princípio de funcionamento dessa arma indispensável nos arsenais dos exércitos permanece mais ou menos o mesmo desde seu surgimento, no século 13, quando os europeus conheceram a pólvora. Desde então, os canhões já decidiram várias guerras - e continuam decidindo, pois modelos mais modernos são usados por todas as forças armadas do mundo. Num canhão, o tiro não pode sofrer alterações de trajetória e alcance depois do disparo. Isso o faz diferente de um lança-foguete, que dispara objetos com propulsão autônoma, e do lança-míssil, cujo projétil muda de rumo durante o vôo por controle remoto ou dispositivos internos. Na família dos canhões também existem os obuseiros, que fazem um tiro um pouco diferente. Enquanto os canhões dão tiros retos e curtos, de até 3 km, os obuseiros dão tiros em forma de parábola, a até 11 km de distância. Tirando essa diferença, tanto canhões como obuseiros funcionam de um jeito bem parecido. O armamento que a gente representou no infográfico é um obuseiro M101, construído para a Segunda Guerra e usado pelos americanos contra o Japão e pelo Brasil na Itália. A arma dispara granadas de 10,5 cm de diâmetro e 33 kg a 11 km de distância. Sua destruição atinge 100% num raio de 30 metros e seus efeitos são sentidos a até 100 metros do ponto de impacto.

Sendo a pólvora desconhecida na Europa até ao século XIII, é provável que os ocidentais nunca tivessem usado o canhão antes. Com a descoberta das capacidades propelentes da pólvora foi possível o desenvolvimento dos canhões.

A pólvora foi descoberta na China no século IX. A descoberta, aparentemente, foi feita por acidente por alquimistas que procuravam pelo elixir da longa vida, e as primeiras referências á pólvora aparecerem como avisos em textos de alquimia para não se misturarem certos materiais uns com outros. A primeira referência a um canhão surge em 1126, quando foram utilizados tubos feitos de bambu para se lançarem mísseis contra o inimigo. Eventualmente os tubos de bambu foram substituídos por tubos de metal, e o mais antigo canhão na China data de 1290.

Na China, assim como na Europa, o uso da pólvora em canhões e armas de fogo foi atrasada pela dificuldade em se obter tubos de metal suficientemente resistentes que pudesse conter a explosão. Este problema segundo alguns, possibilitou aos chineses usarem a descoberta para a manufatura de fogos de artifício.

Justificativa

Os autos do referido projeto tem como meta a criação e o desenvolvimento de um canhão, baseado em conceitos estudados sobre a física, para a elaboração do projeto. O presente trabalho visa descrever passo a passo a confecção do canhão, mostrando sua capacidade de lançamento do objeto ao destino proposto, no qual fez parte de um cenário de competição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com