TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalização

Resenha: Capitalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

O regime de capitalização composta assim como a capitalização simples se paga juros sobre o valor inicial ou valor presente (PV), de acordo com Gimenes (2011) a diferença consiste que o valor inicial deve ser corrigido período a período a correções sobrepostas e sucessivas por “n períodos” em função da taxa de juros.

Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Juros compostos fazem parte de disciplinas e conceito de matemática financeira, e esses juros são representados através de um percentual.

A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, e o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.

O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. Juros compostos são muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juro”.

Os juros compostos em disciplinas de matemática financeira, geralmente são calculados e aprendidos com a utilização da calculadora HP 12C, mas também é possível resolver seus cálculos e a fórmula no Excel.

Segundo os conceitos apresentados pelo autor Gimenes (2006), referente à capitalização a Juros Simples e Juros Compostos, observa-se que a diferença entre cada aplicação esta na correção do valor inicial. Quando utilizado a aplicação de Juros Simples, conforme exemplos acima, a taxa de juros de todos os meses é aplicada sempre no valor inicial do empréstimo, já com a aplicação de Juros Compostos o valor inicial é corrigido a cada mês, fazendo correções sobrepostas e sucessivas, alterando significativamente os valores seguintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com