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Carimbó

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Por:   •  22/8/2013  •  Seminário  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

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Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes

Diretor: Wedell

Professor:Otavio

Série:5 Turma :513 Turno:1

Macapá_ap, de agosto de 2012

Trabalho de educação física

Carimbó

• História : Considerada uma das principais manifestações artística do Pará, o Carimbó foi criado pelos índios Tupinambá e, como outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor feito do tronco da árvore com o qual se marca o ritmo, o Curimbó. Na língua indígena “Carimbó” – Curi (Pau) e Mbó ( Oco ou furado), significa pau que produz som. Em alguns lugares do interior do Pará continua o título original de “Dança do Curimbó”. Mais recentemente, entretanto, a dança ficou nacionalmente conhecida como “Dança do Carimbó”, sem qualquer possibilidade de transformação. Inicialmente, segundo tudo indica, a “Dança do Carimbó” era apresentada em um andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Com a chegada dos escravos, teve influência negra, presente no ritmo percussivo, influências portuguesas (os estalos dos dedos e palmas em algumas partes da dança) e europeias em geral, recebendo a carga melódica do colonizador.

• Dança: Todos os dançarinos apresentam-se descalços. As mulheres usam saias coloridas, muito franzidas e amplas, blusas de cor lisa, pulseiras e colares de sementes grandes. Os cabelos são adornados com ramos de rosas ou jasmim de Santo Antônio. Os homens apresentam-se com calças de uma cor e camisas coloridas, com as pontas amarradas na altura do umbigo, além de um lenço vermelho no pescoço.

COREOGRAFIA:

• A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia os homens vão em direção às mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando continuamente em torno de si mesmo, ao mesmo tempo formando um grande círculo que gira em sentido contrário ao ponteiro do relógio. Nesta parte observa-se a influência indígena, quando os dançarinos fazem alguns movimentos com o corpo curvado para frente, sempre puxando-o com um pé na frente, marcando acentuadamente o ritmo vibrante.

As mulheres, cheias de encantos, costumam tirar graça com seus companheiros segurando a barra da saia, esperando o momento em que os seus cavalheiros estejam distraídos para atirar-lhes no rosto esta parte da indumentária feminina. O fato sempre provoca gritos e gargalhadas nos outros dançadores. O cavalheiro que é vaiado pelos seus próprios companheiros é forçado a abandonar o local da dança

Em determinado momento da "dança do carimbó" vai para o centro um casal de dançadores para a execução da famosa dança do peru, ou "Peru de Atalaia", onde o cavalheiro é forçado a apanhar, apenas com a boca, um lenço que sua companheira estende

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