TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlarocha

Artigos Científicos: Carlarocha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  5.738 Palavras (23 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 23

Vietnã

HISTÓRIA

Os vietnamitas eram um dos povos que viviam, antes de começo da era cristã, no sul da China e no norte do Vietnã. Em 221 a.C. a dinastia Qin da China completou a conquista dos estados vizinhos; sem dúvida, sobreviveu pouco tempo à morte de seu fundador Qin Shi Huangdi. Um chefe chinês no sul construiu o reino de Nam Viet (Viet do Sul). Em 111 a.C. o exército chinês conquistou o reino e o integrou ao império da dinastia Han. Os governantes enviaram administradores chineses para substituir a nobreza local, as instituições políticas seguiam o modelo chinês, e o confuncionismo se converteu na ideologia nacional e se introduziu a língua chinesa. Uma série de levantamentos se sucederam durante os mil anos de dominação chinesa. Em 939, as forças vietnamitas constituíram um estado independente. A inícios do século XI, fundou-se a dinastia Ly, que governou desde 1010 até 1225. Sob as dinastias Ly e Tran (1225-1400), o Vietnã se converteu numa força ativa do sudeste asiático.

Nesta ocasião, quando o Império Mongol alcançou o poder na China no século XIII, os exércitos de Kublai Kan atacaram o Vietnã. Os vietnamitas conseguiram derrotar os invasores. As tensões entre o Vietnã e o reino de Champa, um estado marítimo situado ao largo da costa central, não cessaram até que, no século XV, as forças vietnamitas praticamente destruíram o reino. Durante as gerações seguintes, o Vietnã enfrentou o reino de Khmer, situado no atual Camboja. Em finais do século XVII o Vietnã havia ocupado o baixo delta do Mekong e começou a avançar até o oeste. Em 1407 o Vietnã foi invadido novamente pelo exército chinês da dinastia Ming; em 1428, as forças comandadas por Le Loi restauraram a independência do Vietnã e foi o primeiro imperador da dinastia Le. No século XVI se iniciou sua decadência. Em 1620, o clã dos Trinh chegou ao poder e concedeu aos Nguyen, o clã rival, um feudo no sul, e isso dividiu o Vietnã em duas zonas. No final do século XVIII os camponeses descontentes e dirigidos pelos irmãos Tay Son assassinaram os Nguyens, derrubaram os Trinh e rechaçaram uma invasão da dinastia Tsing da China.

Nguyen Anh derrotou os exércitos de Tay Son, ajudado pelos franceses; proclamou-se imperador em 1802 com o nome de Gia Long e estabeleceu uma nova dinastia. Na década de 1880, as ofensivas francesas culminaram com a aceitação do protetorado francês sobre o território do Vietnã. No início do século XX se criaram partidos nacionalistas e em 1930 Ho Chi Minh formou o Partido Comunista Indochinês. Durante a II Guerra Mundial, o Japão ocupou o Vietnã.

Os comunistas organizaram uma ampla Frente Vietminh (Liga para a Independência do Vietnã) com a ajuda dos Estados Unidos. Em 1945, o exército vietminh declarou a independência da república em Hanói. Barcos de guerra franceses, em 1946, bombardearam Haiphong e eclodiu a guerra que durou quase oito anos. Os franceses formaram um governo com o imperador Bao-Dai. Após a batalha de Dien Bien Phu o governo francês iniciou negociações para finalizar a guerra. Foi feito um acordo no qual o país foi dividido na altura do paralelo 17 com os vietminh ao norte e os franceses ao sul. Os vietminh criaram um regime de orientação comunista. Bao-Dai foi destituído e se criou um governo dirigido por Ngo Dinh Diem. Em 1959, sua intolerância e o fracasso de sua política deram lugar a revolta, que contou com o apoio dos comunistas do Norte. Em 1963, Diêm foi assassinado num golpe de estado. Face a deterioração da situação no Vietnã do Sul, os Estados Unidos se envolveram na Guerra do Vietnã.

Em 1973 a guerra terminou temporariamente com a assinatura de um tratado de paz que estabelecia a retirada das tropas norte-americanas do Vietnã e Hanói acordou aceitar o regime de Nguyen Van Thieu. Contudo, em 1975 uma ofensiva comunista ocupou Saigón. Em 1976, se instalou a unificada República Socialista do Vietnã e Saigón se chamou Ho Chi Minh. Três anos mais tarde, os vietnamitas invadiram o Camboja apoiando os opositores dos kmeres vermelhos; a China atacou o Vietnã, porém não pode invadir o país. Em 1989, o Vietnã retirou praticamente todas as tropas do Camboja. Em 1986, os reformistas da economia alcançaram o poder e proclamaram uma nova política de doi moi (renovação). No fim da ajuda da antiga União Soviética em 1991, acelerou-se a reforma econômica.

Mais um pouco da história do Vietnã...

1859 - a França estabelece uma colônia no sul da península com o nome de Cochinchina.

1887 - forma-se a União da Indochina, que reúne sob o julgo colonial francês Cochinchina, Omã, Tonkin e Camboja.

1939 - cria-se a Liga pela Independência (Vietminh), liderada pelo comunista Ho Chi Minh.

1940 - Japão invade a Indochina e o Vietminh organiza guerrilhas contra a invasão.

1945 - o poder revolucionário de Ho Chi Minh se estabelece em Hanói, no norte, proclamando a Independência e a República. O sul era controlado pela frança.

1946 - começa a luta armada entre o Vietminh e os franceses.

1954 - termina a guerra da Indochina e os franceses retiram-se, derrotados. Um armistício consolida a divisão do Vietnã na latitude do paralelo de 17°N em dois Estados: Vietnã do Norte, sob o regime socialista de Ho Chi Miiffi, com capital em Hanói, e Vietnã do Sul, monarquia encabeçada por Bao Dai, com capital em Saigon e sob regime capitalista. No ano seguinte é proclamada a República no sul por Ngo Dinh Diem. A guerrilha comunista — vietcong — intensifica os combates no sul para derrubar o regime de Diem e reunificar o país, tendo apoio do Vietnã do Norte.

1957 - começa a Guerra do Vietnã que opõe os militares do sul contra a guerrilha vietcong apoiada pelo norte.

Os EUA se envolvem no conflito em 1961 com total apoio do Vietnã do Sul. Os vietcongs resistem aos ataques com tática de guerrilha.

1973 - os EUA aceitam o cessar-fogo e retiram-se em 1975.

1975 - a cidade de Saigon foi tomada pelas forças comunistas do Vietcong e a cidade passa a se chamar Ho ChiMinh.

1976 - o Vietnã e oficialmente reunificado sob o regime comunista, aliado da antiga URSS. O governo nacionaliza empresas, coletiviza a agricultura e reprime opositores.

1979 - a China ataca o Vietnã em represália a invasão do Camboja. O Vietnã mergulha numa crise econômica, agravada pelo embargo comercial imposto pelos EUA e pelo alto custo da presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com