TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cavalos

Tese: Cavalos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Histórico

O Crioulo é o cavalo comum de origem ibérica, melhorado na parte meridional da América do Sul (Sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, etc.).

Descendem dos chimarrões, cavalos que retornaram ao estado selvagens, originados de 5 éguas e 7 cavalos trazidos da Andaluzia por Pedro de Mendoza e abandonados no Prata, depois da fundação da cidade de Buenos Aires, em 1535.

Trata-se de um animal harmonioso nativo da República Argentina, o crioulo pode ser encontrado, sob formas ligeiramente diferentes e com uma grande variedade de nomes. Com o chanfro acarneirado, herança esta de sua ascendência ibérica, não possui a desproporção que se observa no Andaluz e na maioria dos Mangalargas entre os quartos traseiros.

Descendente dos animais ibéricos, a garupa genética é a do Berbere e a do Árabe. O cavalo desapareceu dos territórios americanos na Pré História, sendo reintroduzido somente na colonização ibérica. Os espanhóis, a partir da América Central, levaram o cavalo para o Norte, no México, e para o Sul, até o Peru.

Do México, o cavalo espalhou-se pelo que hoje constituiu os Estados Unidos, e, do Peru, o cavalo seguiu para o sul, numa rota paralela à costa do Oceano Pacífico, via Chile, até invadir a Argentina e o Rio grande do Sul, onde é cultivado originalmente, no Brasil. Atualmente, a raça está sendo bem difundida em todo território nacional.

Padrão racial

- Descrição: Peso de 400 a 450 kg.

- Estatura: de 140 a 150 cm em média, tanto nos machos como nas fêmeas.

- Perímetro Torácico: de 170 a 186 cm - 175 em média.

- Pelagem: A pelagem dominante no Brasil, a gateada, que é um baio com fio do lombo e às vezes zebruras. Além dela encontram-se a moura, a rosilha a alazã, a zaina, a tordilha, sendo ainda frequente no Brasil as pelagens malhadas: oveira e tobiana, indesejáveis.

- Cabeça: Curta, cônica, de fronte larga e focinho fino. As ganachas são fortes e afastadas e a face curta, o chanfro curto e largo, o perfil direito ou levemente convexo.

- As orelhas são pequenas, móveis e afastadas e nos olhos grandes e separados, expressivos, de olhar inteligente e dócil. Pescoço: Bem ligado, ligeiramente rodado, amplo, largo, musculoso na base e de comprimento médio, com crinas abundantes e grossas.

- Corpo: Compacto e robusto. A cernelha é larga, forte, pouco saliente.

- O dorso e lombo são curtos e retos, musculados. - A garupa é média, bem forte, inclinada. A cauda tem sabugo grosso e é bem fornida. O peito é largo, profundo e musculoso e o tórax alto e arqueado.

- O ventre é cilíndrico e às vezes volumoso, devido à alimentação grosseira.

- O flanco é curto e cheio e a nádega curta.

- Membros: Os membros são curtos e fortes. As espáduas são longas, inclinadas, fortes.

- Os braços e cotovelos são fortes e aprumados.

- O antebraço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com