TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cavaquinho

Tese: Cavaquinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Tese  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

O Básico

Nomes de alguns acordes

C Dó maior

Cm Dó menor

C4 Dó com quarta

Cm4 Dó menor com quarta

C6 Dó com sexta

Cm6 Dó menor com sexta

C7 Dó com sétima

C7+ Dó com sétima maior

Cm7 Dó menor com sétima

C9 Dó com nona

Cm9 Dó menor com nona

C9+ Dó com nona maior

Conhecendo o Cavaquinho

O cavaquinho tem se destacado nos últimos tempos como instrumento principal nos grupos de Samba e Pagode.

Esta preferência tem sido motivada pela nitidez da sonoridade vibrante na marcação rítmica, que é tão importante na música popular. O cavaquinho é um instrumento rico em harmonia, oferece grande facilidade na formação dos acordes devido ao tamanho do braço, e permite formar quase todos os acordes. O banjo-cavaco aparece no cenário musical, dando sua contribuição com som alto e marcante, oferecendo maior rendimento no repicar das batidas. A flexibilidade da pele favorece a vibração das cordas, produzindo um som diferente do cavaquinho, embora o tamanho da escala seja a mesma. Há diferença no som entre ambos, porém os recursos melódicos e harmônicos são iguais.

Mão direita e esquerda

Dedos da mão esquerda:

1........Indicador

2........Médio

3........Anular

4........Mínimo

Com esta mão aperta-se as cordas para formar os acordes ou posições. Veja que as unhas deverão estar bem aparadas para favorecer o posicionamento dos dedos.

posição correta

Onde deve-se tocar

A mão direita desempenha uma função especial, que é formar o ritmo e as batidas. Para um bom aproveitamento rítmico a mão deve estar bem posicionada na imediação da boca do cavaquinho.

Como se vê no desenho acima, a palheta fica presa entre os dedos polegar e indicador. Nesta posição a palheta fere as cordas com exatidão sem agredir o timbre do instrumento. Quando a palheta é usada de forma incorreta, muda a sonoridade provocando ruídos desagradáveis. Muita força ou movimentos longos provocam marcas da palheta no tampo do cavaco, por isso deve-se tocar de maneira suave.

Quando o músico toca em outra região além da boca do cavaco, há uma rápida mudança no som em função da lei física dos harmônicos que se concentram na casa 12 do braço do instrumento. Na região entre as casas 12 e 17, a palheta entra em contato com a madeira do tampo produzindo ruído semelhante a um reco-reco e que se mistura ao som das cordas. Além disso, danifica o carro.

Iniciando as batidas

É necessário fazer um pouco de mecânica rítmica, técnica importante porque facilita as batidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com