TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cementaçao

Projeto de pesquisa: Cementaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

CEMENTAÇÃO

A cementação é um processo termoquímico no qual quantidades maiores de carbono sãoinseridas em superfícies do aço com teores reduzidos de carbono. É um processo indicado para aços- carbono ou aços-ligas com teor de carbono inferior a 0,25%. A cementação é capaz de aumentaresse teor mais ou menos 1%. Isso confere uma dureza maior à superfície do aço, além de umamaior tenacidade ao seu núcleo.Peças fabricadas em aço com porcentagem média ou alta de carbono, e que vão sofreroperações severas de dobramento, tendem a se trincar. Porém, caso elas sejam elaboradas comaço de baixo carbono (SAE 1010) e, em seguida, conformadas e cementadas, obterão uma maiorresistência contra o risco de trincar.Existem três tipos de cementação: líquida, Sólida e gasosa e

CEMENTAÇÃO LÍQUIDA -

Processo que utiliza sais fundidos, ricos emcarbono, como os sais de cianeto e de carbonato. A temperatura deveser de 930°C a 950°C. Nessa temperatura, os sais se tornam líqui-dos, pois se fundem por volta de 650°C.

CEMENTAÇÃO SÓLIDA -

O processo consiste em colocar a peça emuma caixa de aço contendo substâncias ricas em carbono, como car-vão de lenha, carbono de cálcio, coque e óleo de linhaça. Em seguida,a peça é levada ao forno, a uma temperatura em torno de 930°C,durante o tempo necessário para obtenção da camada desejada. De-pois, submete-se a peça à têmpera para que ela adquira dureza. Otempo de permanência no forno pode variar de uma a trinta horas, ea camada comentada varia de 0,3 mm a 2,0 mm.

CEMENTAÇÃO GASOSA -

É considerado o processo de cementaçãomais eficaz, porque permite cementar as peças com maior uniformi-dade e com a economia de energia. Utiliza gás propano (gás de cozi-nha) ou gás natural para a geração de carbono. A temperatura variade 850°C a 950°C. Após a cementação, o aço é temperado em óleo.É importante lembrar que no processo de cementação, as peças ainda precisam, após passa-rem por um pré-aquecimento a 400°C, ser mergulhadas em banho fundido. A função dopreaquecimento é a de eliminar água e evitar choque térmico. A peça deve ser resfriada em sal-moura com 10 a 15% de cloreto de sódio (NaCl) ou em óleo de têmpera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com