TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ceratocone

Seminário: Ceratocone. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  2.995 Palavras (12 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 12

Ceratocone

Etiologia:Ceratocone é uma doença não inflamatória degenerativa do olho na qual as mudanças estruturais nas fibras do colágeno da córnea a tornam mais fina e a modificam para um formato mais cônico (ectasia) que a sua curva gradual normal. Origem: vem do grego significa: Kerato= chifre, córnea. Conos= cone. Ceratocone, córnea em formato cônico.

Sintomas:Pessoas com ceratocone precoce tipicamente relatam uma pequena desfocagem de sua visão e procuram um profissional em busca de lentes de contato para dirigir ou ler. Nos estágios precoces, os sintomas do ceratocone podem ser os mesmos de qualquer outro defeito refrativo do olho. Com a progressão da doença, a visão deteriora, muitas vezes rapidamente. A acuidade visual se torna prejudicada em todas as distâncias e a visão noturna é frequentemente bastante fraca. Algumas pessoas possuem visão em um olho que é notavelmente pior que no outro olho. Alguns desenvolvem fotofobia (sensibilidade ao brilho da luz), astenopia por forçar os olhos durante a leitura ou coceira no olho. Entretanto, normalmente há pouca ou nenhuma sensação de dor. O sintoma clássico do ceratocone é a percepção de múltiplas imagens fantasmas, conhecidas como poliopia monocular. Em alguns casos o paciente pode apresentar diplopia conhecida como imagem dupla, alguns relatam duas imagens uma se movendo contra a outra.

OCeratocone é a distrofia mais comum da córnea, afetando uma pessoa a cada mil, parecendo ocorrer em populações em todo o mundo, embora alguns grupos étnicos apresentam uma prevalência maior que outros. Geralmente é diagnosticado em pacientes adolescentes e apresenta seu estado mais grave na segunda e terceira década de vida.

Causas: As causas para o ceratocone podem estar relacionadas a mudanças físicas, bioquímicas e moleculares no tecido corneano. Porém, nenhuma teoria deu conta de elucidar os achados clínicos e as associações oculares e não oculares relacionadas ao ceratocone. É bem possível que o ceratocone seja o resultado final de diferentes condições clínicas. Já é conhecida a associação com doenças hereditárias, ou alérgicas, sistêmicas e ainda pelo uso prolongado de lentes de contato. Mesmo sem ter uma causa conhecida, sabe-se que pode haver períodos de agravamento e de estabilização da doença.

A Patogenia e evolução.

A evolução do ceratocone geralmente ocorre dos 8(inicia) até os 25 anos do indivíduo aproximadamente, e entre os 30 e os 40 anos ocorre à estabilização da patologia Pode se manifestar igualmente entre homens e mulheres. O ceratocone pode ser bilateral (em torno de 88%dos casos) e unilateral com ou sem presença de miopia no outro olho. Existem casos onde o ceratocone é chamado frusto ou subclínico, nos quais a patologia não chega a desenvolver-se, embora exames mais sofisticados possam detectá-la. A origem do ceratocone não tem ainda uma comprovação científica, entretanto há estudos que relatam a correlação entre a o ato de coçar os olhos com frequência, geralmente associados com a rinite alérgica ao problema. Uma respeitável amostragem de dados sugere que a patogenia do ceratocone é de fato influenciada por causas genéticas. Entretanto, muito poucas investigações tem levado a que genes são causadores ou influenciam o ceratocone.O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).A morfologia do cone pode ser nipple (pequeno: 5mm.). e próximo ao centro da córnea, oval (mais largo, inferior), ou global (mais de 75% da córnea é v afetada). Há duas outras patologias parecidas com o ceratocone, chamadas de ceratoglobo (afinamento da córnea mais extensa, em torno de 9 mm de córnea) e a Degeneração Marginal Pelúcida (afinamento na porção inferior da córnea), sendo que ambos podem às vezes ser confundidos com o ceratocone, embora tenham nomes diferentes o tratamento geralmente é o mesmo com lentes de contato especiais. Os modernos equipamentos de topografia de córnea (videoceratoscopia) proporcionam dados extremamente precisos, como; Espessura corneana (paquimetria) de inicial (> 506 µm) a avançada (< 446 µm). Mapas de elevação anterior e posterior da córnea. Ceratometria em diversos pontos da córnea (principais meridianos e média ceratométrica). Posição do cone em relação ao centro visual e ao centro geométrico da córnea. Lâmpada de fenda também é usada para avaliar a córnea ela consiste de uma luz de alta intensidade que pode ser focada com o objetivo de brilhar como uma fenda. A luz é usada em conjunto com o microscópio assim usada para exame das estruturas frontais do olho(pálpebras, esclera, conjuntiva, íris, cristalino e a córnea). Enquanto é realizado o exame a cabeça e o queixo do indivíduo fica imobilizado.

.

No ceratocone é comum a presença de um anel de pigmentação verde-oliva ou marrom-amarelado. Sinal conhecido como de Fleischer ring. Causado pelo depósito de óxido de ferro na córnea.Nem sempre é detectável,encontrado em cerca de metade dos pacientes com ceratocone. Também em cerca de metade dos pacientes com ceratocone, há a presença de estrias de Vogt´s. Finas linhas de estrias ao longo da córnea. Causado pelo estiramento e afinamento da córnea. Pode ser criada uma pálpebra inferior em forma de “V” quando a pessoa olha para baixo, a pálpebra inferior é empurrada pela córnea atingindo esse formato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com