TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cfsantos31

Pesquisas Acadêmicas: Cfsantos31. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTA CASO CONCRETO 05

CIENCIA POLITICA

1-JUSTIFIQUE A AFIRMAÇAO DE LORD CANNIG TENDO COMO REFERENCIA O CONCEITO CLASSICO DE SOBERANIA E O IMPERIALISMO INGLES NO SÉCULO XIX.

RESPOSTA

AO AFIRMAR QUE A AMERICA ESPANHOLA É LIVRE, SE NÓS NÃO PLANEJARMOS MAL NOSSOS INTERESSES, ELA É INGLESA. O LORD FAZ REFERÊNCIA AO INTERESSE INGLÊS NA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DA AMÉRICA ESPANHOLA .ENTRETANTO ACREDITAVA SER A SOBERANIA O ESTADO UMA ENCARNAÇÃO SUPREMA DO PODER ,PROVIDO DE UMA SUMMA POTESTA ,A SOBERANIA PLENA E TOTALITÁRIA ,AO PONTO DE NÃO SE CONHECER OUTRO PODER SUPERIOR E NÃO SE ADMITIR A CONCORRÊNCIA ,JÁ O IMPERIALISMO É O DOMINIO TERRITORIAL ,CULTURAL OU ECONÔMICO DE UMA NAÇÃO SOBRE OUTRAS ,OU SOBRE UMA EM VÁRIAS REGIOES GEOGRAFICAS .

CIÊNCIAS POLITÍCAS

CASO CONCRETO 3

QUESTÃO DISCURSIVA

1) Leia o texto e justifique a afirmação de Lord Cannig tendo como referência o conceito clássico de soberania e o imperialismo inglês no século XIX.

R: O monopólio comercial da Espanha sobre suas colônias obrigava a no mínimo a Inglaterra e outros países a se sujeitar as suas determinações para poder agir no mercado interno das colônias e se apropiar diretamente sem a intermediação da metrópole dos recursos naturais.

Com essa frase ele quis dizer que a partir daquela data não haveria mais a necessidade de negociar com a Espanha para poder negociar com suas colônias americanas, com a independência a Espanha era carta fora do baralho e a Inglaterra que era a mais poderosa nação do mundo certamente não encontraria concorrentes sérios no mercado que se abria nas Américas agora livres, o continente seria inglês pois seria dominado economicamente pela Inglaterra.

Leia ,atentamente, os trechos abaixo e defina o que vem a ser a categoria homem civil para Rousseau O HOMEM NASCE LIVRE , E POR TODA A PARTE ENCONTRA-SE A FERROS.O que se crê Senhor dos demais não deixa de ser mais escravos do que eles.... A ordem social, porém é um direito sagrado que serve de base a todos os outros...Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade .Sejam homens isolados , quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor escravos,de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com