TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chamadinha

Artigo: Chamadinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  Artigo  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Chamadinha

Na Educação Infantil , temos muitos momentos onde o o professor tem objetivos específicos para aprendizagem, seja em brincadeiras ou através da rotina. Um desses momentos é a Chamadinha.

Na creche onde trabalho, a chamadinha é feita desde o berçário, utilizando as fotos dos pequenos. A professora canta a musiquinha e a criança procura sua foto e coloca no mural. A partir do Maternal, apresentamos o nome às criança, mais pelo contato com a escrita do que pelo reconhecimento das letras, eles identificam o próprio nome e o nome dos amigos. No pré I, as atividades com os nomes são diárias, utilizamos a letra de imprensa, destacando a maiúscula inicial. É importante dizer qual a letra que começa, falar o nome da letra e agrupar os que começam com a mesma letra. Já no pré II, relacionamos o próprio nome com outras palavras que começam com o mesmo som.O nome vai ser um ponto de referência para a escrita de outras palavras, por exemplo: O "g" de gato é o mesmo g do Gabriel!

Algumas sugestões de atividades para o momento da chamadinha: (Fonte: Meyer, Ivanise. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2004):

-Apresentar o nome e destacar a letra inicial;

-Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;

-Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;

-Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).

- Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega.

- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.

- Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.

- Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.

- Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".

- Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.

- A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.

Em todas as salas temos o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com