TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos Econômicos Do Paraná

Artigo: Ciclos Econômicos Do Paraná. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  3.460 Visualizações

Página 1 de 7

Escola Municipal

Professores:

Série: 5ºAno

Disciplina: História

Conteúdo: Ciclos Econômicos

Prática social dos conteúdos:

Objetivos:

– Identificar quais os ciclos econômicos fizeram parte da história do Paraná,

– Reconhecer a importância dos ciclos econômicos para a economia do estado.

Vivência do conteúdo:

– O que é um ciclo?

– O que é economia?

– O que é um ciclo econômico?

– Vocês fazem economia em casa? De que forma?

– Para que usam essa economia? É importante?

– O que acontece com que não faz economia?

– Os ciclos acontecem na vida familiar de vocês? Em que sentido?

– Vocês sabem o que é imposto?

– Sua família paga impostos? Quais são eles?

– Eles são caros?

Problematização:

– Qual a importância da economia para o desenvolvimento de um estado?

– Para a sua família é importante economia?

– Em nosso âmbito, o que fizemos com a economia?

– Qual a importância do ciclo econômico para o desenvolvimento do estado?

– Vocês sabem os ciclos econômicos do Paraná?

Instrumentalização:

– Passar o texto abaixo no quadro branco, realizar a leitura com os alunos, e em seguida fazer a explicação devida.

Ciclos Econômicos

Ciclo significa qualquer série de ocorrências que se repete. Economia refere-se, na análise de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Assim, entende-se por ciclos econômicos o movimento de um grande número de atividades econômicas durante um determinado período de tempo.

– a partir desse texto podemos concluir que um ciclo é representado por uma série de eventos que se repetem em sequencia, vocês sabem algum exemplo de ciclo? Bem temos o ciclo do dia e da noite, o ciclo das plantações, o ciclo da lua, entre tantos outros, e a economia é um conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens que tem por objetivo a produção, distribuição e o consumo de bens e também de serviços que são necessários para a nossa sobrevivência e para a qualidade de vida, com isso toda nossa vida é regida pela economia, sem ela seus pais não teriam trabalho e nem salário, vir na escola não teria sentido, a economia é o princípio de todas as relações sociais.

– Bem com tudo isso, qual é a importância da economia para o nosso estado? A economia é o principal fator para o estado poder se manter, sem ela o estado não teria dinheiro para pagar os trabalhadores públicos, para fazer a manutenção dos prédios públicos, para investir na saúde, na educação na segurança, entre outros. E de onde vem todo esse dinheiro? Vem dos impostos, que são taxas incluídas diariamente em tudo que compramos. Vocês já ouviram falar que os impostos estão muito caros? Pois é, e isso é refletido dentro de nossas casas, muitas vezes quando vamos ao supermercado não podemos comprar tudo que queremos, pois muitas vezes o que queremos é muito caro, e temos que dar preferência aos produtos que realmente são necessários, para que não falte dinheiro até o final do mês.

– Bem a economia dentro de casa é muito importante, alguém de vocês já ouviu os pais falarem que tem que economizar? A economia, dentro de casa, serve para guardar o dinheiro, economizar, não gastar mais que o necessário. Muitas vezes essa economia é usada para várias coisas como comprar um móvel novo, comprar uma televisão, roupas, etc.. Sem economia nem nós nem o nosso país, vão para frente.

– Com tudo isso o que é um ciclo econômico? Essas duas palavras juntas servem para chamar o tempo em que uma mercadoria, por exemplo, o feijão, a soja, a erva mate, a madeira, o ouro, etc. Permanece em estoque, ou seja, desde a aquisição dos produtos até a venda.

– Como a economia os ciclos econômicos também são importantes para o desenvolvimento do estado, uma vez que, como veremos, dentro dos grandes ciclos econômicos que tivemos no Paraná, várias empresas se instalaram aqui e permanecem até hoje. Então, apesar de um ciclo econômico, dar preferência para a extração ou produção de um único produto, tem suas vantagens como a vinda de muitas empresas ao local, e várias dessas empresas permanecem até os dias de hoje em nosso estado.

– Entregar aos alunos uma folha com o texto referente aos ciclos econômicos:

CICLOS ECONÔMICOS NO PARANÁ

Ao longo da história do Paraná, alguns ciclos econômicos tiveram maior destaque, primeiramente foi a extração do ouro, que teve como principal consequência a fundação da cidade de Curitiba. Esse ciclo de mineração deu início a outro grande ciclo chamado “Ciclo do tropeirismo” pois o grande número de pessoas envolvidas nos trabalhos de mineração criava dificuldades de abastecimento na região e, sendo assim, passou-se a exportar alimentos, animais de transporte e equipamentos de outras regiões do Brasil. E com essa nova estrutura formada, a criação de gado ganhou espaço no território paranaense. Enquanto esses dois ciclos aconteciam, a erva mate começou a ganhar um grande espaço no interior do estado e, a partir de 1920, o mate se tornou o maior ciclo econômico do Paraná, porém, tempos mais tarde passou por uma grande crise, visto que estava ocorrendo alterações na produção, tendo como consequência a má qualidade da erva. Outro grande ciclo foi o ciclo da madeira também trazendo seus benefícios e malefícios.

– Embora tivessem esses quatro maiores ciclos econômicos paranaenses, temos que levar em consideração que hoje, a economia do Paraná se baseia na agricultura, na indústria e ainda segue com o extrativismo vegetal.

– Sortear os alunos para lerem trechos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com