TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimpor

Dissertações: Cimpor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 14

O concreto produzido na central Cimpor tem a dosagem certa de cimento, areia, brita e água, o que proporciona um produto de excelente qualidade e resistência. Além disso, a Cimpor produz concretos em conformidade com as normas brasileiras (ABNT); garante os processos de produção; disponibiliza informações técnicas; sugere alternativas; cumpre a programação de entrega e dá assistência técnica.

O concreto dosado na Central de Concreto Cimpor oferece maior produtividade com menor custo, tanto no sistema convencional - transportado por carrinhos de mão e gruas, quanto no sistema de bombeamento - transportado por tubulações do caminhão-betoneira até o local a receber o concreto.

A Cimpor também produz concretos especiais como o concreto colorido, leve, pesado, o concreto compactado a rolo (CCR), o concreto de alto desempenho (CAD), o concreto para pavimento rígido, o concreto fluido, projetado e com fibras, entre outros.

O Concreto Cimpor está presente em diversas cidades de diferentes regiões do país: Araçatuba, Barueri, Guarujá, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Santa Bárbara do Oeste, Santos, Embú e Mogi das Cruzes (Poá), e São Paulo no Estado de São Paulo; Alagoinhas, Camaçari, Salvador e Vitória da Conquista na Bahia; Anápolis e Aparecida de Goiânia em Goiás; Cabedelo na Paraíba; Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco; Parnamirim no Rio Grande do Norte; Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e São Leopoldo no Rio Grande do Sul e Capivari de Baixo e Florianópolis em Santa Catarina.

CP II - F - 32

CP II - Z - 32

Este cimento é indicado para argamassas de assentamento e revestimento; estruturas de concreto como vigas, pilares e lajes; pavimentos de concreto em viadutos, túneis e pontes; concreto compactado a rolo e protendido; pré-moldados e artefatos de cimento. Este cimento é indicado para argamassas de assentamento e revestimento; estruturas de concreto como vigas, pilares e lajes; fundações; estruturas em contato direto com meios agressivos como vapores, líquidos, esgotos domésticos, efluentes industriais e câmeras frigoríficas; pavimentos de concreto em viadutos, túneis e pontes; concreto compactado a rolo; pré-moldados e artefatos de cimento com cura acelerada (cura a vapor).

CP IV - 32

CP V - ARI RS

Este cimento é indicado para obras correntes de engenharia civil sob forma de concreto simples, armado e protendido, obras marítimas, subterrâneas, em indústrias químicas e tratamentos de água, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. O concreto feito com este cimento fica mais impermeável, protegendo a armadura e tendo assim uma maior durabilidade. Possui características de ganho de resistência mecânica à compressão em longas idades. Este cimento é indicado para obras correntes de engenharia civil, obras marítimas, subterrâneas, em indústrias químicas e tratamentos de água. É especialmente indicado para elementos pré-moldados e artefatos de cimento em que se requer o desenvolvimento rápido de resistência mecânica à compressão.

CP V - ARI

Este cimento é indicado para obras correntes de engenharia civil sob forma de concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento em que se requer o desenvolvimento rápido de resistência mecânica à compressão.

Argamassas Cimpor a solução mais inteligente

As argamassas industrializadas são a solução mais inteligente para quem exige uma obra de

qualidade. Por seu preparo muito simples, bastando apenas adicionar água, e oferecendo um tipo

de argamassa para cada utilização, o resultado final supera o tradicional. As argamassas Cimpor

proporcionam uma economia geral do processo, porque reduzem a probabilidade de fissuras,

descolamentos e desagregação, evitam o desperdício de materiais e atenuam gastos com mão-

de-obra.

Qualquer dúvida no processo construtivo ou qual a melhor argamassa para cada etapa

da obra, a Central de Relacionamento Cimpor está disponível para atendê-lo. A seguir, apresentamos a linha completa de argamassas Cimpor.

NOVO

NOVO

Argamassa Colante AC-III Porcelanato

Argamassa Adesiva Sobrepiso

Para assentamento de Porcelanatos e peças Cerâmicas em ambientes externos e internos (pisos e paredes). Especialmente desenvolvida para uso em fachadas e áreas de maior trafego, piscinas e saunas. Classificação ABNT – NBR 14081/04: AC-III Para sobreposição de revestimentos cerâmicos - piso sobre piso , em ambientes internos.

Argamassa Colante AC-I

Argamassa Colante AC-II Flexível

Para assentar peças cerâmicas em ambientes internos (pisos e paredes). Não deverá ser utilizada em áreas externas, saunas, piscinas, churrasqueiras, frigoríficos e estufas. Não é recomendada para assentamento de porcelanatos e outros revestimentos especiais. Classificação ABNT NBR 14081/04: AC - I Para assentar peças cerâmicas e porcelanatos em ambientes externos (pisos e paredes). Especialmente desenvolvida para uso em fachadas e áreas de maior tráfego. Não deverá ser utilizada em saunas, churras-queiras, frigoríficos, lareiras e estufas. Classificação ABNT NBR 14081/04: AC - II

Massa Única

Revest-2 Cerâmico

Para assentar e revestir alvenarias de blocos de concreto, cerâmicos e de Sílico-calcários, também usado para contrapiso. Classificação ABNT NBR 13281/05: P3, M3, R2, C6, D3, U2, A3. Para revestir tetos e alvenarias de blocos cerâmicos e blocos de con-creto celular, numa única camada, para espessuras de até 2,0cm. Classificação ABNT - NBR 13281/05: P3, M4, R2, C6, D3, U2, A3.

Chapisco Colante

Revest-2 Concreto

Para aplicação sobre estruturas de concreto, formando ponte de aderência entre o concreto e a argamassa de revestimento. Para revestir alvenarias de blocos de concreto, de sílico-calcário e tijolos maciços numa única camada, para espessuras de até 2,0cm. Classificação ABNT - NBR 13281/05: P3, M4, R2, C6, D3, U2, A3.

Assent Cerâmico

Revest-3 Cerâmico

Para assentar alvenarias de vedação de tijolos, blocos cerâmicos e de concreto celular. É especialmente indicado para fixação de alvenarias (encunhamento) devido à sua alta capacidade de aderência e baixo módulo de deformação. ABNT NBR 13281/04: P3, M4, R2, C6, D4, U2. Para revestir alvenarias de blocos cerâmicos para espessuras superiores a 2,0cm. Classificação ABNT - NBR 13281/05: P4, M4, R2, C6, D4, U2, A3.

Assent Concreto

Revest-3 Concreto

Para assentar alvenarias estruturais de até 6.0 MPa e alvenarias de vedação com tijolos maciços, blocos de concreto e sílicocalcários. É indicado para fixação de alvenarias (encunhamento) devido à sua alta capacidade de aderência e baixo módulo de deformação. Classificação ABNT NBR 13281/04: P4, M4, R2, C6, D3, U2. Para revestir tetos e alvenarias de blocos de concreto, sílicocalcários e tijolos maciços para espessuras superiores a 2,0cm. Classificação ABNT - NBR 13281/05: P4, M4, R2, C6, D4, U2, A3.

Contrapiso

Para nivelamento de lajes com espessura de 2,5 a 7,5cm. Serve de base para posterior assentamento de revestimentos cerâmicos, pedra, carpete ou madeira. Pode ser utilizado como piso final desde que seja feito acabamento queimado com cimento.

A CIMPOR é um grupo cimenteiro internacional, de origem portuguesa, que está entre os maiores no ranking mundial. Sua capacidade de produção é próxima dos 30 milhões de toneladas ano, com clínquer próprio. Suas atividades se estendem por diversos países como Portugal, Espanha, Moçambique, Marrocos, Brasil, Tunísia, Egito, África do Sul, Cabo Verde, Turquia, China, Peru e Índia.

O Cimento constitui o core business do Grupo. Mas a Cimpor também atua nas áreas de produção e comercialização de cal hidráulica, concreto e agregados, pré-fabricação de concreto e argamassas.

Pioneiro na adoção do conceito de Desenvolvimento Sustentável e assumindo-se como um dos maiores protagonistas, em nível mundial, do movimento de consolidação do setor, o Grupo Cimpor pretende seguir no caminho do crescimento e da internacionalização, mantendo-se sempre fiel a este conceito.

A CIMPOR veio para o Brasil em 1997. O que começou com uma fábrica hoje é um grupo constituído por 8 unidades de produção. Tendo o cimento como seu principal negócio, hoje, ela tem capacidade total instalada de cerca de 7.000.000 de toneladas/ano e participação de cerca de 10% no mercado, o que a torna uma das maiores empresa cimenteiras do país.

A Cimpor Brasil atua também na produção e comercialização de Argamassas, com uma linha que atende às diversas etapas de uma obra, e no segmento de Concreto, com mais de 30 Centrais espalhadas pelo país.

Nossos produtos já fazem parte da vida das pessoas, nos mais diversos estados do Brasil, contribuindo com o desenvolvimento e com a modernização da construção civil, gerando benefícios para a economia e qualidade de vida.

A excelência em suas operações e a Sustentabilidade são os pilares que sustentam os negócios da Cimpor, que busca prosseguir no caminho do crescimento e apoiar a internacionalização da empresa, sendo reconhecida como referência pelo mercado e por seus colaboradores.

E é contando com seu bem mais importante, seu capital humano, que a companhia pretende seguir nos próximos anos, avançando ainda mais no mercado e produzindo cada vez mais e melhor.

A CIMPOR Brasil busca valorizar o relacionamento com seus clientes e reassumir perante os consumidores a sua missão de atuar na construção do país, fornecendo produtos e serviços para toda a vida. A ideia é solidificar suas parcerias, aproximando-os da realidade, dos objetivos, dos projetos e dos valores da organização.

A CIMPOR faz questão de ressaltar a busca pela excelência em suas operações e a sustentabilidade como pilares de negócio. Todas as suas atividades levam em conta a responsabilidade social e ambiental, projetando a visão da empresa para além de seus limites e de seus objetivos mercadológicos.

Tendo isso em vista a CIMPOR Brasil consolidou sua Missão, Visão e Valores, o SER CIMPOR.

Missão:

Atuar na construção do país, fornecendo produtos e serviços para toda vida.

Visão:

Buscamos a Excelência em nossas operações e a Sustentabilidade como pilares de negócio, prosseguindo no caminho do crescimento e apoiando a internacionalização da empresa, sendo reconhecidos como referência pelo mercado e colaboradores.

Valores:

A CIMPOR BRASIL, atuando na mineração e extração de matérias primas; co-processamento de resíduos; fabricação, comercialização e distribuição de clínquer, cimento, argamassa, concreto e agregados; através do comprometimento e participação de todos os colaboradores em seu Sistema de Gestão Integrada assume os seguintes compromissos com as partes interessadas, buscando a sustentabilidade de seus negócios:

• Satisfazer os requisitos e as necessidades acordadas com os seus Clientes;

• Prevenir a ocorrência de acidentes operacionais, ambientais e ocupacionais, buscando a melhoria contínua de seus processos produtos e serviços;

• Eliminar ou minimizar, prioritariamente, os riscos físicos e as emissões atmosféricas dos seus processos, produtos e serviços;

• Atender integralmente aos requisitos legas e demais requisitos subscritos aplicáveis às suas atividades.

A Cimpor é membro do World Business Council for Sustainable Development e está empenhada

em contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria. Desta forma, suas diversas

unidades espalhadas pelo mundo buscam o alinhamento coerente com esta filosofia,

envolvendo o social, o meio ambiente e os aspectos econômicos.

Em 1996, a empresa aprovou sua Política Ambiental onde foram constatados, princípios

orientadores. Dentre eles estão a modernização tecnológica das instalações industriais, no

sentido de compatibilizar a proteção do ambiente com a atividade produtiva, cumprimento de

todas as disposições regulamentares relevantes em matéria ambiental, aplicação das boas

práticas de gestão do ambiente, para melhoria contínua; aperfeiçoamento da utilização de

matérias-primas, energia e demais recursos naturais, minimização de emissões, de produção

de resíduos e de criação de riscos, implantação progressiva de Sistemas de Eco-gestão e

Auditoria nas suas unidades industriais, definição de Objetivos Estratégicos de Ambiente e

Divulgação de compromissos de proteção ambiental e revisão periódica dos objetivos ambientais,

tendo sempre em conta os princípios de um Desenvolvimento Sustentável.

Na sua política de pesquisa, a CIMPOR tem o objetivo de procurar aumentar a garantia de

qualidade dos produtos que fabrica, mantendo os consumos específicos ao nível das melhores

práticas internacionais, com permanente preocupação pelas condições ambientais, em todas as

áreas onde se processa a sua atividade.

Diversos projetos de Responsabilidade Social e Meio Ambiente são desenvolvidos nas unidades

do Grupo Cimpor no Brasil. Conheça a seguir alguns deles.

Unidades

BRUMADO / BA

Localizado no Estado da Bahia, o município de Brumado tem população de 64.500 habitantes, 2166km² de extensão territorial e IDH de 0,693.

A situação dos domicílios urbanos aponta para 95,4% das residências com água encanada e 75,6% com esgoto sanitário.

O início do projeto de construção da fábrica de Brumado ocorreu em 1992 e as atividades de produção começaram no dia 27 de agosto de 1993.

Em 2002 o Grupo Cimpor adquiriu a unidade e deu início a várias obras de melhoria, como a pavimentação das vias de acesso aos setores da fábrica e a recolocação do filtro para descarga rodoviária de matéria-prima em novembro do mesmo ano.

No ano de 2005, as ações ambientais tiveram destaque com a implementação do projeto de paisagismo e da coleta seletiva.

No relacionamento com a comunidade, destaca-se a implementação do Programa Visita Escolar, cujo início ocorreu no ano de 1998

CAJATI / SP

Com extensão territorial de 453km², o município de Cajati, no Estado de São Paulo, tem população estimada em 35 mil habitantes.

O Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,751, sendo que 96,7% dos domicílios urbanos contam com água encanada e 78,9% contam com esgoto sanitário.

A fábrica de Cajati começou a operar em dezembro de 1972, com produção de 400.000 t/ano de clínquer e 600.000t/ano de cimento.

Em 1977 teve sua capacidade ampliada para 530.000 t/ano de clínquer e 750.000 t/ano de cimento, após modificações em seu pré-aquecedor.

Em 1997 o Grupo Cimpor adquire do grupo Bunge as instalações da fábrica de Cajati, passando a comercializar cimento com a marca BONFIM e argamassas industrializadas com a marca

Em 1998 foi concluída a primeira fase da ampliação do forno para 2.900 t/dia de clínquer e , com adequação da torre de pré-calcinação, modificação na grelha I do resfriador e instalação do terceiro campo do eletrofiltro.

Nova linha de moagem de cimento é instalada no ano de 2000, ampliando a capacidade de moagem para 1.300.000 t/ano de cimento.

Em 2000 passa a operar novo forno para calcinação de argilas e produção de pozolanas para fabricação de cimentos compostos.

Em 2002 a unidade obtém licença ambiental para co-processamento, sendo a primeira cimenteira do estado de São Paulo a obter licença a partir da nova legislação ambiental.

Em 2006, com a unificação das marcas de cimento do grupo, a fábrica de Cajati passa a comercializar o cimento Cimpor, encerrando a produção da marca Bonfim Cimento.

CAMPO FORMOSO / BA

O município de Campo Formoso fica localizado no Estado da Bahia. Sua extensão territorial atinge 6834km² e sua população é estimada em 63 mil habitantes.

O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, do município é de 0,613, sendo que 13,3% dos domicílios urbanos contam com esgoto sanitário e 95% têm água encanada.

A aquisição desta fábrica pelo Grupo Cimpor ocorreu em janeiro de 1997 e, em julho de 2003, foi realizado o "start-up" da nova planta, considerada a mais moderna da região nordeste.

Essa ampliação trouxe diversos benefícios para a região, como a pavimentação da estrada que liga o povoado de Tiquara a Campo Formoso e a redução na emissão de poluentes a níveis menores do que os requeridos pelos órgãos ambientais.

Em setembro de 2002, a unidade obteve a certificação ISO 9001:1994, migrando para a versão 2000 em novembro de 2003.

Projetos sociais como a Escola de Informática e a Escola do Trabalhador existem desde 1999 e mereceram o Selo Destaque de Educação e Responsabilidade Social, do SESI. Em 2005, foram implementadas novas iniciativas como a Escolinha de Tênis de Mesa.

Também no ano de 2005, foi implantado o Projeto Portas Abertas.

Na área ambiental, a unidade iniciou, em 2000, a utilização do pneu picado como combustível alternativo. Em 2002, teve início a utilização do Alucoque (SPL).

Em 2004, foi iniciado o co-processamento de blending de resíduos e, em janeiro de 2007, o co- processamento de pneus inteiros.

CANDIOTA / RS

Com o IDH de 0,818, o município de Candiota, localizado no estado do Rio Grande do Sul, tem extensão territorial de 934km², onde vivem seus 9300 habitantes.

A situação dos domicílios urbanos apresenta 99,9% das residências com água encanada e 96,3% com esgoto sanitário.

Até o ano de 1986, a Fábrica de Candiota somente produzia calcário para o abastecimento da fábrica de Nova Santa Rita, onde se processava a produção de clínquer.

Em 1987, porém, a unidade inaugurou uma moderna fábrica de clínquer, com instalações que se igualavam, em tecnologia e produtividade, às mais competitivas indústrias de cimento da Europa e dos Estados Unidos.

Em novembro de 1994, a unidade foi certificada pela Norma ISO 9002. A partir de 1995, a fábrica de Candiota teve sua linha de produtos ampliada, através da inauguração de instalações para produção de 250.000 t/ano de cimento, viabilizando a comercialização na região. Em 1997, o Grupo Cimpor assumiu as atividades na unidade.

CEZARINA / GO

O município de Cezarina fica na região Centro-Oeste, no estado de Goiás. Sua extensão territorial atinge cerca de 420 km² e sua população é estimada em 6500 habitantes. Cezarina apresenta um IDH de 0,747, sendo que 99% dos domicílios urbanos contam com água encanada e 64,6% com esgoto sanitário.

A Fábrica de Cezarina começou a operar em 1970 e, no ano de 1979, com o início da operação da segunda linha de clinquerização, teve sua capacidade de produção expandida para 640.000 t/ano de clínquer e 730.000 t/ano de cimento.

Em 1999, a unidade passa a pertencer ao Grupo Cimpor. Atualmente está em curso mais uma ampliação de linha 2 de clínquer, o que deverá ampliar a produção, somente nessa linha, para cerca de 620.000 t/ano.

Desde 2004, programas como o "Cresça Conosco", o "Família Presente" e o "Portas Abertas" têm aproximado a empresa da comunidade através da abertura das suas dependências para visitação.

Na preservação do meio ambiente também já foram realizados vários investimentos. Recentemente, foram instalados equipamentos para co-processamento de pneus e blend de resíduos.

Atualmente, a unidade conta com uma moderna planta de blendagem de resíduos e um picador de pneus.

JOÃO PESSOA / PB

Capital do estado da Paraíba, o município de João Pessoa tem população de 650.000 habitantes, distribuídos em seus 210km² de extensão territorial.

O IDH de João Pessoa é de 0,783. A estimativa é de 97,7% dos domicílios urbanos possuam água encanada e 60,1% esgoto sanitário.

A fábrica de João Pessoa iniciou suas atividades no ano de 1933, passando a fazer parte do Grupo Cimpor em 1999.

A certificação ISO 9001 foi obtida em 1996, e desde esse ano, várias ações de melhoria nos processos produtivos têm sido desenvolvidas.

Isso aconteceu especialmente com a ampliação e digitalização da moagem de cru e do forno, realizadas a partir de 1997 e, em 2007 com a digitalização do moinho de cimento.

Outro momento marcante da história da unidade foi o início da utilização do minerador contínuo de superfície, ocorrido em 2003.

A certificação da NBR ISO 14001, nesta unidade, ocorreu em 2005.

NOVA SANTA RITA / RS

O município de Nova Santa Rita fica localizado no estado do Rio Grande do Sul. Sua população é estimada em 17.400 habitantes e sua extensão territorial atinge 218 km².

O Índice de Desenvolvimento Humano do município é de 0,788, sendo que 87,6% dos domicílios urbanos contam com esgoto sanitário e 20,1% com água encanada.

As atividades da fábrica tiveram seu início em 1952 e, no ano de 1997, a unidade foi incorporada ao Grupo Cimpor.

Desde então, várias ações vem sendo desenvolvidas visando a integração da empresa com a comunidade e a preservação do meio ambiente na região.

No ano de 2004, a unidade implementou seu "Projeto de Qualidade de Vida para Colaboradores". Uma das atividades principais do projeto é o Programa de Ginástica Laboral, colocado em prática pela equipe do SESI.

Os exercício físicos são adequados às diversas áreas da empresa e tem vários efeitos positivos que aliviam o corpo e a mente, facilitando o relacionamento entre os colegas e tornando o ambiente de trabalho mais saudável.

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS / AL

Localizado no estado de Alagoas, o município de São Miguel dos Campos tem cerca de 43.300 habitantes, distribuídos em uma extensão territorial de 361 km².

Com água encanada em 92,7% dos domicílios urbanos e esgoto sanitário em 78,7%, o Índice de Desenvolvimento Humano do município é de 0,410.

A fábrica de São Miguel dos Campos iniciou suas atividades em 1977. Duas grandes ampliações foram realizadas, a primeira ocorreu em 1988 e a segunda, 1993. Com estas ampliações, a unidade atingiu uma capacidade de produção de 652.000 t/ano de clínquer.

No ano de 2002, a equipe da unidade implantou o programa Portas Abertas, que promove a visita de representantes da comunidade, de estudantes, universitários e pesquisadores às dependências da fábrica.

Em meados de 2005, a unidade deu início aos seus projetos de Responsabilidade Social com o "Cidadãos do Amanhã" e "Lidando com Limitações".

No ano de 2006, foi implementada a prática da Ginástica Laboral Integrada. As atividades

abrangem os colaboradores diretos e prestadores de serviço.

OLIGOPOLIO

Oligopólio e um tipo de estrutura normalmente caracterizado por um pequeno numero de empresas que domina a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercdo em que há pequeno numero de empresas.

...

Baixar como  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »