TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinetica Quimica

Ensaios: Cinetica Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Variação da temperatura

Os sistemas em equilíbrio químico sempre apresentam duas reações: uma exotérmica, na qual há liberação de calor, e uma endotérmica, na qual há absorção de calor. Nesses sistemas, o aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido endotérmico (para a direita), enquanto a diminuição da temperatura desloca o equilíbrio no sentido exotérmico (para a esquerda).

Esse comportamento das reações é explicado pelo princípio de Le Chatelier: a absorção de calor pela reação é uma forma de minimizar os efeitos do aumento da temperatura do sistema; ao passo que, a liberar calor é uma maneira de o sistema minimizar os efeitos da redução da temperatura.

Além de causar o deslocamento do equilíbrio, a temperatura é o único fator externo que pode alterar a constante de equilíbrio de um sistema (Kc).

Influência de catalisadores sobre o equilíbrio químico

Os catalisadores são substâncias químicas capazes de acelerar uma reação por meio da diminuição da energia de ativação. Em situações de equilíbrio, a ação do catalisador diminuirá a energia de ativação tanto da reação direta quanto da inversa na mesma intensidade. Assim, podemos concluir que os catalisadores não provocam deslocamento de equilíbrio.

Nesses casos, a única modificação que o catalisador pode provocar é a redução do tempo necessário para que o sistema atinja o equilíbrio químico.

Referências bibliográficas

FELTRE, Ricardo. Química volume 2. São Paulo: Moderna, 2005.

MACHADO, Andrea Horta, MORTIMER, Eduardo Fleury. Química volume único. São Paulo: Scipione, 2005.

USBERCO, João, SALVADOR, Edgard. Química volume único. São Paulo: Saraiva, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com