TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cipa

Tese: Cipa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes)

Objetivo

Seu objetivo é prevenir acidentes e doenças ocasionadas pelo trabalho para o funcionário trabalhar seguro.

A importância da CIPA em uma empresa é observar as condições de riscos nos ambientes de trabalho e criar medidas para diminuir ou eliminar os riscos e orientar os demais trabalhadores como prevenir de acidentes.

Da constituição

Toda a empresa que possui acima de vinte empregados deverá ter uma CIPA. Isso dependendo do grau de risco.

Empresas que possuem mais de um estabelecimento (filiais) deverão ter uma CIPA em cada fábrica e empresas instaladas em centro comercial, ambientes e instalações de uso coletivo devem desenvolver mecanismos de prevenção de acidentes exemplo: shopping e rodoviárias.

Da Organização

A CIPA deverá ser composta de representantes do empregador (dono da empresa) e dos trabalhadores (empregados) de acordo com o quadro 1 da NR-5 exceto se a direção da empresa criar uma norma para aumentar o número de cipeiros.

A eleição de representantes dos trabalhadores é feito secretamente.

Se o estabelecimento não se enquadrar no quadro 1 a empresa deverá designar um responsável para o cumprimento desta NR, exemplo: Qualquer pessoa que receba no mínimo de dezoito horas de treinamento a todos integrantes da CIPA.

O treinamento pode ser ministrado pelo próprio técnico em segurança do trabalho ou por um engenheiro cadastrado no CREA (Conselho Regional de engenharia, arquitetura e agronomia) ou por uma empresa que ministre o curso da área.

O mandato dos eleitos tem duração de um ano é permitida uma reeleição.

Os titulares não podem ser demitidos por dois anos desde registrado a sua candidatura a menos que haja motivo por uma justa causa deverá ser indicado pelos membros da CIPA, um secretário e um substituto componente da comissão ou não, certo a escalação da CIPA a empresa deve protocolizar até dez dias na unidade descentralizada do ministério do trabalho, cópias das atas de eleições e de posses e o calendário anual das reuniões ordinárias.

Protocolizadas a CIPA não pode ter seu número de representantes reduzido exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.

Das Atribuições

A CIPA tem como objetivo identificar os ricos no processo de trabalho e planejar mapas de risco com a maior quantidade de trabalhadores assessorado do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de segurança e Medicina do Trabalho).

Planejar um manual seqüencial da maneira de executar o trabalho com ação preventiva de solução dos problemas de segurança e saúde no trabalho.

Realizar periodicamente, verificando nos ambientes situações que possam trazer riscos para segurança e saúde no trabalho.

Discutir em cada reunião, metas fixadas e as situações de risco que foram identificados.

Avisar ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de segurança e Medicina de Trabalho) ou ao setor que tiver riscos grave a segurança e saúde dos trabalhadores.

Divulgar e promover o cumprimento das normas regulamentadoras.

Trabalhar com o SESMT e empregador da análise das doenças e acidentes e propor medidas nos problemas encontrados.

Pedir a empresa cópias das CATs emitidas.

Fazer anualmente junto ao SESMT a SIPAT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com