TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circadian

Tese: Circadian. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Em condições normais, temos um “relógio biológico” internamente, variável com as oscilações dos ciclos de temperatura do organismo e sincronizado com o principal fator regulador, o estímulo claro-escuro.

A exposição à luz solar durante o dia e a falta de luminosidade noturna trazem uma mudança na produção de neurotransmissores/hormônios que induzem ou inibem o sono, em nível de eixo hipotálamo-hipófise (a melatonina, por exemplo).

Durante a vigília, o nível maior de alerta acontece nos momentos de maior luminosidade, respeitando-se entretanto, variações individuais tais como nos indivíduos preferencialmente vespertinos, ou seja, que tem maior produtividade à tarde/fim-da-tarde, ou nos matutinos, que são mais ativos pela manhã.

Os picos máximos de “pressão para o sono”, em indivíduos com homeostase adequada, ocorrem geralmente entre 0h e 7h, bem como entre 13h e 15h.

Embora não seja difícil permanecermos no ciclo de 24 horas (é necessário uma rotina de horários fixos para o sono), os problemas surgem quando tentamos dormir em horas que conflitam com nossos ritmos de sono-vigília.

Os trabalhadores de turno, plantonistas, estudantes e sobretudo, adolescentes, tendem a dormir em diferentes horas dos dias da semana e fins de semana; são os que mais sofrem os efeitos deletérios da privação do sono e vão apresentar, em médio ou longo prazo, distúrbios do sono geralmente associados a doenças sistêmicas.

Em suma, o funcionamento normal do relógio biológico é essencial para um sono normal e para o bem-estar diurno ideal.

Labels: Distúrbios do Ritmo Circadiano, Sono

Circadiano (latim para "cerca de um dia") ritmos são oscilações regulares em estados físicos e mentais que ocorrem durante o curso de um dia, com uma periodicidade de aproximadamente 24 horas na ausência de pistas temporais externas. Os ritmos circadianos são gerados por um marcapasso circadiano localizado no núcleo supraquiasmático (SCN), uma coleção de cerca de 20.000 neurônios, localizado no hipotálamo anterior. [1-5] Luz atinge fotorreceptores na retina, criando sinais que viajam através do nervo óptico até o SCN e, posteriormente, para a glândula pineal, que responde aos sinais de luz induzida por desligar a produção de melatonina.

Anormalidades do ritmo circadiano

Distúrbios do sono do ritmo circadiano são uma classe distinta de distúrbios do sono. Podem ser causada por uma alteração no funcionamento do sistema de cronometragem circadiano ou pode estar relacionada com alterações no ambiente externo. Fisiológica, comportamental, e os fatores ambientais afetam a severidade desses distúrbios que podem apresentar as queixas de insônia e hipersonia.

Quase todas as funções biocomportamentais em humanos ocorrem em uma base rítmica, o que leva a variações diurnas dramáticas na capacidade de desempenho humanos. Perturbações no ritmicidade humano têm sido associados a uma variedade de distúrbios físicos e mentais e pode interferir com a segurança, o desempenho ea produtividade, independentemente da sua proveniência de voluntário (ou seja, a rápida viagem através de fusos horários ou turnos) ou involuntária (ou seja, , doença ou idade) fatores avançados.

Regulamento do ciclo de sono / vigília

Regulação do ciclo sono / vigília humana é gerada por uma complexa interação de processos circadianos e homeostáticos endógenos, bem como fatores ambientais (Figura 1). A principal função do relógio circadiano é promover a vigília durante o dia e facilitar a consolidação do sono durante a noite. [5-10]

A Figura 1 uma representação esquemática do modelo de "processo oponente". O modelo consiste na alternância de vigília e sono, que resulta da interação de dois processos, homeostático (H) e circadiano (C). Processo H representa carga sono e é determinada pela sequência temporal dos estados comportamentais. Aumentos de Processo H durante a vigília eo sono diminui conforme segue. Por outro lado, Processo C é controlada inteiramente pelo núcleo supraquiasmático (SCN), o marca-passo circadiano, sem levar em conta o estado comportamental. A linha a cheio representa o percurso de sonolência resultante como uma função de tempo durante o dia.

Adaptado de Dijk et al. [51]

Durma unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com