TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circunferencia Logica

Pesquisas Acadêmicas: Circunferencia Logica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. INTRODUÇÃO 2

2. OBJETIVOS 3

2.1 OBJETIVO GERAL 3

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 3

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

3.1 HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO 4

3.1.1 SINTOMAS 4

3.1.2 CLASSIFICAÇÃO 6

3.1.3 FATORES PREDISPONENTES 6

3.1.4 DIAGNÓSTICO 8

3.1.5 DESEMPENHO ESCOLAR 9

4. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO 11

4.1 PÚBLICO ALVO 11

4.2 METODOLOGIA 11

4.3 JUSTIFICATIVA 11

5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12

1. INTRODUÇÃO

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma patologia que apesar de atingir uma pequena porcentagem da população, merece devida atenção, pois consideramos que durante o crescimento e desenvolvimento a criança vivencia diferentes transformações tanto físicas quanto psíquicas. Desta forma é necessária então a realização de um acompanhamento minucioso que permita o profissional identificar precocemente alterações que possam prejudicar a criança durante as diferentes fases de sua vida, visto que muitas vezes os transtornos deixam marcas prejudiciais que permeiam a vida das mesmas.

Atualmente nos deparamos com a vulgarização destes termos, talvez devido o desconhecimento da população em relações a complexa problemática que envolve tais alterações. Em instituições de ensino e até mesmo no contexto familiar tornou-se comum o uso destas terminologias para classificar crianças inquietas, agitadas, de comportamento diferenciado dos demais, não considerando que para essa classificação são necessárias avaliações médicas-psicológicas adequadas para efetuar de fato diagnóstico.

Ressaltamos ainda que geralmente crianças com estes transtornos podem de fato ter condutas não condizentes com o esperado para certo momento, no entanto qualquer indivíduo em alguma ocasião de sua vida pode vir a ter uma conduta não esperada, mas quando isso se torna frequente e causa graves prejuízos, inclusive cognitivos, é possível suspeitar de algum tipo de transtorno, entretanto o cuidado nesta fase é essencial para evitar a exposição do individuo a possíveis preconceitos.

Desta forma optamos por desenvolver um trabalho com profissionais da educação, visto a importância de embasá-los quanto à diferença que há entre crianças simplesmente agitadas daquelas que possuem algum transtorno, visto que estes mantém contato direto com elas, podendo assim detectar precocemente alguma alteração. Aprendendo assim a lidar com essas crianças, conhecer suas limitações, e descobrir com ela aprende melhor, pois essas crianças não têm problemas cognitivos, aprendem bem quando tratados de uma forma adequada, por isso é essencial que tenham noções básicas sobre o TDAH, sobre sintomas e os efeitos em sala de aula, conseguindo distinguir a incapacidade da desobediência. 

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Esclarecer e proporcionar aos professores a compreensão do TDAH.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

• Orientar os professores a respeito do TDAH.

• Exemplificar os principais sinais e sintomas do mesmo.

• Apresentar possíveis intervenções para minimizar a adversidade.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO

Torna-se difícil determinar se o comportamento da criança indica problemas emocionais ou não. Manifestações comportamentais como não sendo apropriada à idade, desviando-se das normas culturais e/ou ocasionando déficits ou distúrbios no funcionamento adaptativo, podem apontar existência de um problema emocional (TOWNSEND, 2002).

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que atinge de 3% a 7% da população, tendo maior prevalência em crianças em idade escolar. Caracteriza-se por diminuída capacidade de atenção, impulsividade e hiperatividade (LOPES, NASCIMENTO, BANDEIRA, 2005; PASTURA, MATTOS, ARAÚJO, 2007).

O TDAH repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, como a adaptação ao ambiente acadêmico, relações interpessoais e desempenho escolar. Estes são denominados sintomas não-cardinais do TDAH, ou seja, embora não imprescindíveis para o diagnóstico, freqüentemente, fazem parte das queixas do portador. As repercussões do mau desempenho escolar (MDE) na vida do aluno com TDAH, como necessidade de turmas especiais de apoio, sofrimento pessoal e familiar, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com