TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilização Egípcia

Tese: Civilização Egípcia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Tese  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução.................................................................... Pág.4

Civilização Egípcia........................................................Pág.5

Mesopotâmica e Hebreu..............................................Pág.6

Hamurabi......................................................................Pág.6

Nabucodonosor............................................................Pág.7

Revolução Industrial..................................................Pág.8,9

Conclusão...................................................................Pág.10

Referência..................................................................Pág.11

INTRODUÇÃO

Evolução histórica da administração

Este trabalho tem como objetivo mostrar a evolução e seus períodos administrativo que esteve presente na antiguidade ate nos dias atuais, a evolução ocorreu no decorrer dos séculos, as historias estão ligadas aos povos do Egito, Hamburai-Babilonia, Hebreus, China - Mencius, Grecia-Persia etc. Antigamente eles já usavam os meios de organização, direção e controle com referencias pré-históricas no Egito, mesopotâmica e Assiria nesse espaço entre épocas existiam os dirigentes que eram capazes de planejar e guiar os esforços de milhares de trabalhadores em pequenas e grandes obras que permanece ate nos nossos dias. Em 1300 a.C. já indicavam a grande importância da organização e administração da burocracia publica no antigo Egito, pois atribuíam os papiros egípcios e na china as parábolas de Confúcio que surgiram as boas praticas da administração públicas da antiguidade ate os tempos modernos houve grandes modificações nas estratégias de administração, havendo em cada etapa uma evolução de crescimento, portanto a história da administração marcou a sua época como introdução.

CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA (4000 a.C.)

A civilização egípcia tinha suas divisões sócias cada uma com as suas funções definida o Egito uma sociedade heterogênea composta por três ordens principais:

• Faraó e sua família e nobreza – Detentora real das terras

• Escribas (burocratas) e o Clero (Sacerdotes)

• Felás – que são os camponeses que eram presos a terra em obras publica.

A classe social era representada pelo faraó, pois ele era o Líder proprietário de todo território, pois todos o viam como fonte de sobrevivência e esperança. Os sacerdotes administravam as riquezas e os bens dos grandes reinos eram também considerados como sábios do Egito e dos altos funcionários, o mais importante era o visi responsável pela administração do império. Os monarcas administravam as províncias assumindo funções importantes como de juízes chefes políticos e militares porem estavam subordinados ao poder do faraó, enquanto os guerreiros defendiam os reinos, por isso tinham direito a vários benefícios, o que lhe garantiam prestigia e riqueza; Os escribas eram de famílias ricas se dedicavam a registrar, contabilizar os documentos e as atividades da vida do Egito, Já o artesão e comerciantes trabalhavam para a nobreza e templos, sendo que o comerciante se dedicava somente aos comércios em nome dos reis ou em seu nome próprio. Os camponeses formavam a maior parte da população, eram organizados e controlados pelos funcionários do faraó, os escravos eram usados para fazer os serviços pesados nas grandes construções, como as pirâmides.

Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada

CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA

A mesopotâmica foi um período quer surgiu à escrita com cuneiforme era uma rica região da Ásia menor localizada nas planícies férteis banhados pelos rios tigres e Eufrates. Na ocupação vários povos que através da luta tomaram conta dessa fértil região os quais habitavam povos tais como os acádios, os amonitas, os sumério, os assírios, e os povos mais importantes da mesopotâmica foram os sumérios e babilônios. A cidade e organização administrativa os sumérios criaram varias comunidades que dessa forma surgiram às cidades Ur, Uruk e lagar e a região, mas disputada pelos sumérios não possuía um poder central, sendo que cada cidade-estado era governado por um civil que para o povo seria um intermediários entre os homens e os deuses e por um sacerdote.

O POVO HEBREU (2600 a.C.)

As origens hebraicas elas são desconhecidas à única coisa que faz a conhecer é a bíblia que fica sendo a principal fonte de estudo desse povo. As origens começaram com Abraão, chefe de uma tribo de pastores seminômades que era aconselhado por Deus, em que o povo hebreu tinha um grande conceito de organização princípios escalar e exceção.

HAMURABI (BABILONIA 1800 a.C.)

Os Hamurabi tinha o uso de controle escrito estabelecendo os salários mínimos sendo que a responsabilidade não poderia ser transferida.

NABUCODONOSOR (BABILONIA 600 a.C.)

Fazia o controle da produção e de incentivos salariais, ou seja, recebia conforme sua produtividade. Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram:

• Igreja Católica Romana – Esta por sua vez era considerada

A organização, mas eficiente da civilização ocidental, A Igreja Católica absorveu ao longo do tempo normas administrativa e princípios de organização pública das Instituições de Estado como Atenas, Roma, etc. Empregou na sua organização, a hierarquia de autoridade, o estado maior (assessoria) e a coordenação funcional. Hoje a Igreja Católica tem uma organização tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só pessoa, o Papa. Tem atravessado séculos e sua forma primitiva tem permanecido mais ou menos a mesma: um chefe executivo, um colégio de conselheiros, arcebispos, bispos, párocos e a congregação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com