TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coloides- Micelas

Artigo: Coloides- Micelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Ouro Preto

Coloides - Micelas

Trabalho destinado à disciplina

de Físico-Química

Prof. Ana Paula Romani

Amanda

Bruna

Bruno

Caroline

Gustavo

Helton

Rafael

Ouro Preto

2012

Micelas

O que são micelas?

Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente.

Esse conjunto de moléculas estão dispersos em um líquido e constituem uma das fases de um sistema coloidal.

Exemplo de outras moléculas anfipáticas são os fosfolipídios da membrana, que permitem a difusão de moléculas com diferentes polaridades pela membrana.

Característica das micelas

As micelas são geralmente globulares, contudo, estas estruturas podem ser elipsóides, cilíndricas e em camadas. O formato e o tamanho destas é função da geometria molecular dos surfactantes bem como das condições da solução, tais como: concentração, temperatura, pH e força iônica.

Estas "partículas" variam entre 0,1 e 0,001 micrómetros de diâmetro em soluções coloidais. As micelas se mantêm em constante e erratico movimento, chamado browniano, graças à repulsão entre ela por causa das cargas elétricas.

Formação de micelas

A formação das micelas, contudo, não ocorre em qualquer concentração.

Apenas a partir de uma concentração mínima chamada concentração micelar crítica, ocorre a micelização.

Esta associação das moléculas de surfactantes ocorre para que haja uma diminuição da área de contato entre as cadeias hidrocarbônicas do surfactante e a água ou outro composto polar.

Com a formação de micelas várias propriedades físicas da solução tais como viscosidade, condutividade elétrica, tensão superficial e pressão osmótica são afetadas.

As micelas podem ser formadas de fosfolipídeos (lipídeos complexos), por exemplo, onde a parte polar ou hidrofílica fica rodeada de água, e a parte apolar ou hidrofóbica (caudas hidrocarbonadas), ficam sequestradas no interior.

Parâmetros de formação das micelas

 Surfactante (composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido)

 PH

 Temperatura

 Concentração

 Forças iônicas

Surfactante ou Tensoativo

O surfactante é um composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido, diminuindo a tensão entre duas fases de uma mistura (líquido-líquido ou líquido-gás). É responsável pela formação de micelas que, geralmente, formam-se a baixas concentrações em água, sendo essa a propriedade fundamental do surfactante.

Surfactante Alveolar é uma espécie de substância secretado dentro dos alvéolos pela membrana alveolar, é uma mistura de moléculas lipoproteicas, produzidas pelas células secretoras do epitélio alveolar. Também conhecida como agente tensoativo, essa substância reduz a tensão superficial do líquido presente nos alvéolos. Substância Surfactante é uma lipoproteína que diminui a força de coesão entre moléculas de água localizadas na membrana alveolar; suas células secretoras são globosas e denominadas Pneumócitos II. Sua produçao começa na 30ª semana de gestação e é essencial que esteja sendo produzido em quantidade suficiente ao nascimento do feto, pois do contrário haverá o colabamento dos alvéolos quando o recém-nascido entrar em contato com o ar.

Efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com