TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compartilha

Tese: Compartilha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

Estoque

Estoque – conjunto de mercadorias, materiais ou artigos existentes fisicamente no almoxarifado à espera de utilização futura e que permite suprir regularmente os usuários, sem causar interrupções às unidades funcionais da organização. Por falta de conhecimento da demanda futura dos consumidores e indisponibilidade dos suprimentos a qualquer momento, faz se necessário os estoques nas empresas. E as garantem a disponibilidade das mercadorias no momento que elas são solicitadas pelos clientes e minimizam os custos de produção e ou distribuição Conforme Chiavenato (2005, p 67),``Estoque é a composição de materiais ,matérias em processamento, materiais semi acabados , materiais acabados ,que não e utilizada em determinado momento na empresa, mais que precisa existir em função de futuras necessidades ``

Isso significa afirmar que tanto para um processo produtivo ou para prestação de serviço, sempre existirá um estoque, quer seja ele grande, médio, pequeno ou só por garantia. Haja vista que o foco principal de qualquer empresa é o cliente, assim sendo não pode deixar de atendê-lo devido a falta do produto.

Com isso podemos perceber que os estoques servem para diversas finalidades, citadas a seguir: melhoram o nível de serviços; incentivam economias na produção; permitem economias de escala nas compras e transportes; agem como proteção contra o aumento dos preços; protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento; servem como segurança contra contingências vale lembrar que os estoques tem significado importante para muitas empresas, no que diz respeito aos valores mantidos nos estoques e a sua ligação direta com o processo produtivo das empresas.

Politicas de estoques

E o conjunto de atos diretivos, estabelece de forma global e especifica, princípios, diretrizes e normas relacionadas ao gerenciamento de materiais na empresa, para a escolha da otimização de recursos materiais e capital investido, assim afirma Viana (2002) com isso significar que cada empresa pode gerenciar seu estoque de varias formas. A administração gerada na empresa devera determinar ao departamento de controle de estoque, o programa de objetivos a serem atingidos, esses objetivos, são transformados em metas que a empresa devera estar disposta a atingir.

Metas essas que deverão sempre esta focada no atendimento ao cliente. As definições da politica de estoque são vistas pelas empresas como chave para um bom funcionamento do controle de estoque. Essas são de suma importância para a empresa e deverão ser bem clara e definida.

Tipos de estoques

Estoques: físicos, disponível e empenhado, segundo Kehne(2002) Estoque Físico :compreende a quantidade armazenada sob guarda do almoxarifado ,esperando utilização .

Estoque disponível: é composto pela quantidade de materiais, existentes no almoxarifado, sem embargo, pronto para uso. Esse tipo de estoque esta subdividido em ativo, inativo e reserva operacional.

Estoque de empenhando: composto por uma quantidade de matéria com destino pré determinado ,muito embora permaneça no almoxarifado .

Observamos também que Chiavenato(2005) classifica os estoques de acordo com os mesmos critérios de classificação de materiais .

Estoque de matérias primas: constituídos pelos insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. Estoque de materiais em processamento ou em vias :constituídos de materiais que estão sendo processados ao longo das diversas seções do processo produtivo.

Estoque de materiais semi acabados: constituídos pelos materiais parcialmente acabados e que se encontram também ao longo das seções do processo produtivo. Estoque de materiais acabados ou componentes: constituídos por peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto.

Estoque de produtos acabados: constituídos por produtos já acabados ,cujo o processo foi concluídos.

Os estoques de distribuição: constituídos pelos produtos acabados disponível no sistema de distribuição pronto para ser entregue ao cliente final .E também o estoque de consignação :são os estoque s de produtos acabados ou peças de reposição que mediante acordo são de propriedade do fornecedor ,porem se mantem nos armazéns dos clientes ,ate o momento consumo.

Vale ressaltar que esses tipos de estoques fazem parte do fluxo de material e são encontrados nas etapas do processo produtivo.

Níveis de estoque

Estoque mínimo

Também conhecido como estoque de segurança ,esse determina a quantidade mínima de itens existentes no estoque .Para o controle de estoque é uma das mais importantes informações ,pois ,tem ligação direta com a função financeira da empresa.

A função básica deste e cobrir eventuais atrasos no suprimento ,objetivando a garantia do funcionamento ininterruptos e eficientes da produção ,sem riscos de falta. Entre as causas que podem ocasionar essas faltas ,podemos citar: oscilações no consumo ; atraso no tempo de reposição (TR) , variação na quantidade ,rejeito de qual idade e diferença no inventario.

O estoque mínimo tem importância significativa no processo produtivo ,pois ,é através dele que a empresa estabelece o ponto de pedido .Por isso o estoque mínimo não pode ser ato ,pois se assim for não justifica a sua finalidade .Para as empresas trabalhar com margem de segurança ou estoque mínimo é um risco que elas assumem .Visto que a determinação do mesmo pode ser feita através de fixação determinada de projeção mínima ,estimada no consumo e calculo base estatística .

Com isso,parte se do pressuposto que deve ser atendida uma parte do consumo .Porem esse grau de atendimento nada mais é que a reação entre a quantidade necessitada e quantidade atendida .Conforme Martins(2006),o estoque mínimo pode ser representado pela seguinte formula :

Emin=Es+PexC

Em que :

Emin=estoque ;

Es=estoque de segurança

Pe=prazo de entrega

C=consumo diário

Estoque máximo

Entende se por estoque máximo o resultado da soma do estoque de segurança mais o estoque de compra. Ele é determinado de forma que seu volume ultrapasse a somatória da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com