TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compensação

Resenha: Compensação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Compensação: recompensa de cada individuo como retorno da execução de tarefas.

Salário:retribuição em dinheiro pago pelo empregador ao empregado pela função exercida.

Salário direto: e aquele que percebido exclusivamente como contraprestação do cargo ocupado

Salário indireto: férias gratificações gorjetas adicionais (periculosidade, insalubridade, ad noturno, ad de tempo de serviço) horas extras, participações nos lucros.

A remuneração :constitui quando o funcionário aufere direta ou indiretamente como conseqüência do trabalho que ele desenvolve na organização.

Compensação financeira:

Direta (salários diretos – prêmios – comissões)

Indireta (Dsr – férias – gratificações – gorjetas – horas extras- 13salario – adicionais – decorrências financeiras dos benefícios oferecidos)

Compensação não financeira: (reconhecimento e auto-estima – segurança no emprego – orgulho)

Salário nominal : o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.

Salário real: representa a quantidade e bens que o empregado pode adquirir com aquele volume de dinheiro e corresponde ao poder aquisitivo, ou de compra, a quantidade de mercadorias que ser adquirida com o salário.

Reaj do salário:(recomposição do salário real)Aumento real do salário (acréscimo do salário real)

Padrão de vida e poder aquisitivo: salário representa a base do padrão de vida da pessoa e de seu poder aquisitivo e do conforto que ele pode proporcionar para si e sua família.

Status social: o salário percebido pelo ganho material do que pelo tipo de seu trabalho.

Valor individual: o salário proporciona ganhos mais elevados que permitem as pessoas aumentarem seu valor individual, aprimorar suas qualificações pessoais e incrementar suas contribuições a org.

Fatores internos: (Tipologia dos cargos da org - política salarial – capacidade financeira da empresa - desempenho geral da org – competitividade da empresa )

Fatores externos:(situação do mercado de trabalho- conjuntura econômica(inflação,recessão,custo de vida) – poder dos sindicatos e negociações coletivas – legislação trabalhista – situação do mercado de clientes – concorrência no mercado)

Equilíbrio interno: e alcançado por meio de informação internas obtidas por meio da avaliação e classificação de cargos, assentadas sobre um prévio programa de descrição e analise de cargos.

Equilíbrio externo: e alcançado por meio de informações externas obtidas pela pesquisa de salários.

Objetivos da adm de salários: (Facilitar o processo da folha de pagamento – Recompensá-lo adequadamente por seu desempenho e dedicação – Ampliar a flexibilidade da org dando-lhe os meios adequados a movimentação do pessoal e abrindo as possibilidades de desenvolvimento e encarreiramento das pessoas – Manter o equilíbrio entre os interesses financeiros da org e sua política de relações com funcionários – Atrair e reter os melhores talentos para os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com