TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Da Matematica Financeira

Trabalho Universitário: Conceito Da Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

Conceituando a Matemática Comercial e Financeira de maneira simples, endende-se que é o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Entanto, serve para avaliar a maneira de como o dinheiro de uma empresa ou entidade está sendo aplicado, e ao mesmo tempo a obtenção de resultados esperados que na maiorias das vezes são positivos, que é a maximização dos resultados.

O administrador precisa no seu dia a dia da matemática financeira, haja vista, que esse conhecimento teórico ele conseguiu no curso de graduação de administração de empresa, e para formular matemáticamente um problema da vida real, as vezes coplexos, se faz necessario começar por uma representação mais simples e possível, ou seja, simplificar tudo aquilo que aprendeu na teoria praticando diariamente.

Se sabe que o bacharel em administração, no final de sua graduação leva em sua bagagem o perfil de formação humanística e visão global com habilidade a compreender o meio social, polítco, econômico e cultural, onde está inserido a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente; também, compete ao mesmo atuar profissionalmente nas organizações, além de desenvolver atividades tecnico-cientificas próprias do adimistrador. Portanto, a matemática aplicada à administração, que na realidade é a matemática financeira I e II, dos processos que envolvem a resolução de problemas e das dificuldades em eventuais estudos de caso que por ventura seja necessário. Sendo assim que está claro que a matemática financeira é uma luz na visão do administrador, para que ele possa reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzindo no processo de trabalho para que se possa prevenir de qualquer eventual resultado negativo, além de, apresentar raciocínio lógico, crítico e analítico. Por isso a atividade diária do administrador está ligada à matemática financeira, devido a mesma ser uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimento, ela é a parte da matemática mais usadas pelos administradores, veja a baixo alguns exemplos:

* Quando o administrador precisa fazer uma compra para em presa a qual ele administra, daí ele utiliza os cálculos de capitalização pra ver se o melhor negócio seria a prazo ou a vista;

* Ao financiar a compra de qualquer imobilizado para o patrimônio da empresa, isso tem de ser feito nos mínimos detalhes com auxílio da matemática financeira;

* Cálculos dos lucros que o emprendimento venha oferecer, também, é conseguido com auxílio da matemática financeira, etc.

2.4 DEFINIÇÃO DE JUROS SIMPLES

É um sistema, onde o juros são gerado somente pelo principal, ou seja, somente o capital inicialmente aplicado ao longo do tempo de vida do investimento. Este tipo de capitalização normalmente é aconselhável para investimentos a curto prazo.

O sistema de capitlização simples é composto de duas equações e cinco variáveis, e para sua determinação completa é obrigatório se saber no mínimo de três dessas variáveis, não equecendo, que deve existir a compatibilidade entre o período básico escolhido para contagem do tempo e a taxa exata de juros, que deve ser referida a esse mesmo períod básico, ou seja, as taxas são proporcionais, e quando estamos trabalhando com juros simples podemos transformar taxas anuais em mensais e vice-versa.

Como foi citado no parágrafo anterior, será apresentada a seguir as fórmulas das equações de capitalização simples:

a. J = C i n ;

b. M = C (1 + i n).

Onde:

* J – simbolicamente chamado de Juro que vai ser gerado;

* C – esta simbologia se refere o Capital aplicado;

* i – esta letra se refere a Taxa Unitária referente à aplicação;

* n – este simboliza o Tempo em que o capital ficou aplicado;

* M – é uma simbologia denominada de Montante obtido no final da aplição.

2.5 DEFINIÇÃO DE JUROS COMPOSTOS

Juros compostos podem ser definido a partir de aplicações feitas a longo prazo. Já neste sistema, os juros acumulam ao principal, com a finalidade de formar um montante que será a base de cálculos para novos juros, podendo assim dizer que no regime de capitalização a juros compostos, os juros formados em cada período são incorporados ao capital inicial passando a produzir novos juros, ou seja, podendo assim afirmar que é juro sobre juro.

O juro composto apresenta o montante ao fim de um determinado período de tempo resultando de um cálculo de aumentos sucessivos , onde:

* C = Capital aplicado;

* M = O Montante da aplicação no fim de n período;

* i = a forma unitária da taxa efetiva da aplicação;

* n = número de preíodo de tempo da capitalização.

A partir das variáveis relacionada anteriormente, é que se tem a fómula básica dos juros composto, ou seja, a principal na utilização dos cálculos em busca do Montante e a partir dela é que se derivas as outras. Veremos aqui a principal: M = C (1 + i)n.

Juros Simples: É aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. A taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. A cobrança de juros está relacionada a financiamentos, compras à prazo, aplicações bancarias, pagamento de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico.

Podemos escrever a seguinte fórmula:

J = C . i . n

J = Juros

C = Capital

i = Taxa de juros

n = Número de períodos (tempo)

Juros Compostos: Após cada período, os juros são incorporados ao principal e passam, por sua vez, a render juros. Também conhecido como “juros sobre juros”. Esse tipo de rendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com