TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Derivadas

Monografias: Conceito De Derivadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

Os principais conceitos sobre derivadas foram introduzidas por Newton e Leibniz, no século XVIII. Tais idéias, já estudadas antes por Fermat, estão fortemente relacionadas com a noção de reta tangente a uma curva no plano. Uma idéia simples do que significa a reta tangente em um ponto P de uma circunferência, é uma reta que toca a circunferência em exatamente em um ponto P e é perpendicular ao segmento OP, como vemos na figura ao lado.

Introdução ao conceito de derivada

Prof. Nerio Ap. Cardoso

e-mail: neriocardoso@hotmail.com

Matemática I

O segmento OP é o raio da circunferência

Ao tentar estender esta idéia acerca da reta tangente a uma curva qualquer e tomarmos um ponto P sobre a curva, esta definição perde o sentido, como mostram as figuras abaixo.

Prof. Nerio Ap. Cardoso

e-mail: neriocardoso@hotmail.com

3 Matemática I

Nessas figuras, consideramos a reta tangente à curva no ponto P. Na primeira figura, a reta corta a curva em outro ponto Q. Na segunda figura, a curva está muito "achatada" perto do ponto P e a suposta reta tangente toca a curva em mais de um ponto. Na terceira figura, a reta também é tangente à curva no ponto Q.

Prof. Nerio Ap. Cardoso

e-mail: neriocardoso@hotmail.com

Matemática I

A derivada do ponto de vista geométrico Para chegar a uma boa definição de reta tangente ao gráfico de uma função em um ponto do mesmo, vamos pensar que essa reta tangente é a reta que contém o ponto e que "melhor aproxima" o gráfico de f nas vizinhanças deste ponto. Assim, a reta tangente pode ser determinada por seu coeficiente angular e pelo ponto de tangência.

Prof. Nerio Ap. Cardoso

e-mail: neriocardoso@hotmail.com

4 Matemática I

Consideremos a curva que é o gráfico de uma função contínua f xo e f(xo) serão as coordenadas do ponto P onde se deseja traçar uma reta tangente. Seja agora outro ponto Q do gráfico de f, descrito por (xo+h,f(xo+h)), onde h é o deslocamento no eixo das abscissas, ocorrido do ponto P ao ponto Q. A reta que passa por P e Q é secante à curva y=f(x).

Prof. Nerio Ap. Cardoso

e-mail: neriocardoso@hotmail.com

Matemática I

A inclinação (coeficiente angular) desta reta é dada pelo quociente de Newton, definido como a razão incremental de f com respeito à variável x, no ponto xo:(Tangente em P)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com