TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Decisão. Modelagens de Problemas Gerenciais

Seminário: Conceitos de Decisão. Modelagens de Problemas Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 (Aula Tema :Conceitos de Decisão. Modelagens de Problemas Gerenciais)

Essa modelagem é importante para entender a modelagem de um problema de Pesquisa Operacional . Para realizá – la, devem ser seguidos os seguintes passos:

Passo 1 (Equipe)

Criar uma empresa fictícia do ramo que desejar. Elaborar um problema de programação linear à linha de produção dessa empresa, que deve produzir no mínimo 2 produtos distintos. Esse problema deve ter no mínimo 2 restrições, que podem ser em relação à matéria prima disponível, à mão de obra, a horas de trabalho, à capacidade de armazenamento etc.

A Empresa Mercury, produz dois tipos de produtos, Sofás e Camas Box. Na fabricação dos 2 produtos, 3 insumos são críticos em termos de restringir o número de unidades dos 2 produtos que podem ser produzidas: as quantidades de matéria prima (tipos A e B ) disponíveis e a mão de obra disponível para a produção dos 2 produtos.Assim, o Departamento de Produção já sabe que, para o próximo mês, a fábrica terá disponível, para a fabricação dos 2 produtos, 4900 kls da matéria prima A e 4500 kls da matéria prima B.

Cada unidade do produto tipo I, para ser produzida consome 70 kls da matéria prima A e 90 kls da matéria prima B . Por sua vez, cada unidade do produto tipo II para ser produzida, utiliza 70 kls da matéria prima tipo A e 50 kls da matéria prima tipo B..

Como a produção dos 2 produtos utiliza processos diferentes , a mão de obra é especializada e diferente para cada tipo de produto, ou seja não se pode utilizar a mão de obra disponível para a fabricação de um dos produtos para produzir o outro. Assim, para a produção do produto tipo I a empresa terá disponível, no próximo mês,80 homens-hora. Já para o produto tipo II terá 180 homens-hora. Cada unidade do produto tipo I, para ser produzida, utiliza 2 homens-hora enquanto que cada unidade do produto tipo II utiliza 3 homens-hora. Reduzindo do preço unitário de venda todos os custos, chega- se a conclusão de que cada unidade do produto tipo I dá um lucro de R$

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com