TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitualização de alguns termos

Projeto de pesquisa: Conceitualização de alguns termos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

INFORMÁTICA:

 BANCO DE DADOS

INFORMÁTICA:

 BANCO DE DADOS

 EDITOR DE TEXTO

 PLANILHA ELETRÔNICA

CAJAZEIRAS – PB

2008

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará uma breve conceituação sobre alguns termos já conhecidos na área de informática como banco de dados, editor de texto e planilha eletrônica. Porém, tentando mostrar sua relação com o campus da Contabilidade.

A ligação dessas áreas é de extrema importância, pelo simples fato de que, escritórios de contabilidade, hoje em dia, precisam estar sempre se atualizando e não sobrevivem sem a informatização. Cada um desses itens que serão abordados conceitualmente possui uma finalidade, e com elas um elo de ligação com a área contábil, dando suporte a todos os atos praticados pelos operadores da Contabilidade.

Conceitos básicos:

Banco de dados:

O termo banco de dados foi criado inicialmente pela computação, para indicar seleções de dados armazenados em computadores digitais, porém o termo é atualmente usado para indicar tanto bancos de dados digitais como bancos de dados disponíveis de outra forma. No Brasil, é mais comum usar o termo base de dados quando se mencionam outros tipos de bancos de dados senão aqueles armazenados em um computador e gerenciados por um software conhecido como Sistema Gerenciador de Bancos de Dados.

É conjunto de registros disponíveis em uma estrutura regular que possibilitam a reorganização dos mesmos produzindo informações.Geralmente, esses bancos de dados agrupam registros utilizáveis para um mesmo fim. O modelo mais utilizado é o modelo relacional, onde possuem estrutura em forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.

É importante lembrar que, o termo banco de dados deve ser aplicado apenas aos dados, enquanto o termo Sistema Gerenciador de Bancos de Dados deve ser aplicado ao software com a capacidade de manipular bancos de dados de forma geral. Porém, é comum misturar os dois conceitos.

O software exclusivo para gerenciar um banco de dados chama-se um Aplicativo de Banco de Dados, abrangendo uma diversidade de necessidades e objetivos, desde pequenas ferramentas como uma agenda, até sistemas empresariais complexos, desempenhando tarefas como a Contabilidade.

Editor de texto:

É um software que edita ficheiros de texto sem formatação. Ou também chamado de processador de texto é um aplicativo que serve para escrever e editar qualquer tipo de texto, desde uma carta até um currículo, permitindo a manipulação de palavras e expressões, sendo assim formatando ou editando com a possibilidade de deixar o texto da maneira que for necessária.

Planilha eletrônica:

É um tipo de programa de computador que se utiliza tabelas pra que se possa realizar cálculos ou apresentação de dados, cada tabela é formada de uma grade composta de linhas e colunas e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com