TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão Parede Termo Isolante

Casos: Conclusão Parede Termo Isolante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÃO

A iniciativa de se construir uma “Parede Termo Isoladora”, contribuiu para que os integrantes deste projeto compartilhassem suas experiências a fim de proporcionar novos conhecimentos agregados ao tema.

Com este projeto espera-se oferecer novas alternativas de criatividade e inovação, buscando a aplicação do mesmo em diversificadas situações e áreas que se julgam necessárias o uso da idéia principal. Conhecer meios alternativos de se conseguir isolamento térmico, tipos de materiais isolantes e o vasto campo de suas aplicações foram os propulsores para a pesquisa. E com base nesse tipo de pesquisa que se fez necessário, sua importância se tornou ainda maior para estudantes de Engenharia.

Diante desta premissa, foi observado durante a pesquisa que o ar, quando não está em movimento, troca calor por condução apenas. Por ser gás, cujas distâncias intermoleculares são grandes se comparadas com os sólidos ou mesmo os líquidos, faz com que seu coeficiente de troca de calor por condução k seja muito baixo. Estando em movimento, contudo, a troca de calor passa a ser por convecção e com isto, a troca aumenta bastante.

Supondo valores médios, ele possui um coeficiente de troca de calor por convecção de, por exemplo, h = 30 W/m2C. Já os isolantes possuem um coeficiente de condução na ordem do k do ar. A lã de rocha adotada possui k = 0,0325 W/mC, e o poliestireno expandido (isopor) adotado possui k = 0,0314 W/mC, valores muito baixos.

Assim, foi tivemos a inferência que se garantíssemos que o ar, sobre uma parede qualquer, estivesse parado, realmente o uso do isolante não seria necessário, pois o ar exerceria essa função e a troca de calor por condução seria pequena. Mas como o ar está em movimento, a troca de calor por convecção pode ser grande e o uso do isolante torna-se extremamente necessário.

Por fim, através deste projeto proposto tivemos a possibilidade de dirimir dúvidas, com uma convicção de lograr êxito ao final da realização deste protótipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com