TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conseito Da Adm

Trabalho Escolar: Conseito Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

A gestão estratégica dos custos constitui-se numa importante ferramenta de auxilio aos gestores na tomada de decisões e no controle das operações cotidianas, além de proporcionar uma análise detalhada da empresa no que tange aos gastos incorridos. A relevância de conhecer os custos dos produtos vendidos ou dos serviços prestados está, justamente, na possibilidade de a partir deles, determinar de forma mais exata o preço de venda dos mesmos.

O potencial do agronegócio brasileiro é incontestável, principalmente no setor sucroenergético, porém ainda existem muitas divergências no que se refere aos custos de produção. Este estudo tem por finalidade demonstrar a aplicação do método de custeio ABC como uma alternativa para o setor que a cada vez mais tem a necessidade de sistemas de informações capazes de fornecer informações eficazes para tomada de decisão. O sistema de custeio ABC tem com principal beneficio a melhor apropriação dos custos indiretos, já que sua sistemática de apropriação por meio de direcionadores de custo, que busca reduzir as distorções causadas pelos rateios arbitrários, proporcionando cálculos dos custos das atividades e produtos mais acurados.

Palavras - chave: Sucroenergético. Cana-de-açúcar. ABC. Atividades. Custos.

Temática: Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor

1 Introdução

A eliminação de fronteiras econômicas exige das empresas modernas atuação mais dinâmica, abrangente e competitiva. Para sobreviverem elas dependem cada vez mais de práticas gerenciais contemporâneas e de uma gestão de custos eficiente, onde haja controle total sobre as atividades de produção, visando conseguir concorrer num mercado globalizado.

Conforme mencionado por Bornia (2010, p.3):

“O efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir em igualdade de condições com seus concorrentes. Sem esse controle, ou seja, sem a capacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e a melhoria dos processos, a empresa estará em desvantagem frente à competição mais eficiente.”

No setor sucroenergético não é diferente, todos os fatos recentes na política econômica do país influenciaram diretamente nas atividades do setor, obrigando assim, que empresários e gestores busquem adotar práticas que permitam disponibilizar de forma rápida e dinâmica as informações necessárias para uma análise criteriosa dos custos de produção.

Percebendo a busca por modelos de gestão de custos que agreguem as empresas capacidade de continuar competindo no mercado, este artigo tem como objetivo a aplicação de um modelo de gestão estratégica de custos baseada no método ABC, que permite apurar os custos de cada atividade que compõem o processo produtivo. Através deste método é possível que os gestores e gerentes de departamentos utilizem informações dos custos de produção de cada atividade, a fim de tomar as decisões mais judiciosas.

Este artigo demonstra a aplicação do método de custeio baseados em atividades (Método ABC) em uma empresa que atua no setor sucroenergético

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com