TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequencia do trabalho infantil

Artigo: Consequencia do trabalho infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Consequencia do trabalho infantil

O trabalho não é a única, nem a melhor alternativa de inclusão social do adolescente , ao contrário, quando precoce exclui, na media em que compete com a educação interfere no processo de aquisição básica para uma educação.

E quando fala-se de trabalho infantil tem-se como maior prejuízo a evasão esecolar,pois é a partir dela que analisase outras conseqüências e vai muito mais além do prejuízo para a família em questão, chega ao retrocesso econômico para o País, pois os Países mais desenvolvidos são aqueles que investem na educação.

O papel do ministério publico do trabalho

No Brasil os principais instrumentos que regulam o trabalho infanto- juvenil são as Constituições Federais, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Podem ser utilizados como exemplos de leis que dizem respeito ao trabalho infantil os dispositivos da Constituição Federal, art. 7°, inciso XXXIII e art.227 parágrafo 3° inciso I e II e o art. 60 do Estatuto da criança e adolescente que impõe a idade mínima de dezesseis anos para que o adolescente possa ingressar no mercado de trabalho.

Aspectos históricos do Trabalho infantil no Brasil

As crianças eram exploradas, tinham responsabilidades e metas de um adulto, sendo privadas de sua infância e de seu direito subjetivo enquanto cidadão. Trocavam o brinquedo pelo martelo, e o esforço físico que deveria ser despejado em brincadeiras, era gasto com horas diárias de trabalho que não lhes competia, com o objetivo de gerar riqueza para o patrão em detrimento de sua infância, de sua própria vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com