TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construcinismo E Instrucionismo

Exames: Construcinismo E Instrucionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

1 - O computador pode ser usado na educação como maquina de ensinar ou como maquina para ser ensinado, como maquina de ensinar consiste na informatização dos métodos já existentes, os tradicionais de acordo Almeida isso é o instrucionismo.

Na abordagem instrucionista o uso do computador reforça o conteúdo escolar, como já vimos ele foca no tradicional, sendo que ai o computador pode fornecer respostas e facilitar a atuação do professor.

Para esse tipo de procedimento os educandos são preparados para o domínio dos recursos da computação, e não há uma preocupação com o ensino aprendizagem já que o professor é um instrutor que tenha domínio sobre o equipamento, e este fica com a tarefa de ensinar passando aos alunos os conteúdos na forma de tutorial, exercícios, jogos e simulação.

O foco principal deste método é meramente a transmissão de conhecimento, armazenamento de informações, seguindo de forma linear e progressiva, o professor nesta visão é o detentor do conhecimento, como o computador e o aluno é só o receptor, que recebe tudo pronto, não cria, não opina e não pensa.

Vemos muitas escolas onde até existe softwares, mais sem a mínima orientação, sem roteiro e objetivos a serem atingidos, enfim torna – se uma aula sem uma navegação certa, sem bussola e destino final.

Já o construcionista se fundamenta numa perspectiva diversa, o aprendizado é encarado como uma atitude ativa, onde o aluno constrói o próprio conhecimento, esse método é totalmente ao contrario do instrucionismo, nela o aluno através de um software apropriado, aprende exercitando uma tarefa de aprender utilizando o computador.

Neste método o computador não é um detentor do conhecimento, mas, sim, uma ferramenta por meio da qual o educando pode buscar informações na rede de comunicação, navegando de forma linear, conforme sua maneira de pensar e suas necessidades, nessa situação, o educador precisa se esforçar para compreender o processo mental do educando. Podemos dizer que o educando ensino o computador, pois é ele quem direciona o seu trabalho dizendo o que deve ser feito e como deve ser formatado, qual imagem utilizar, diferentemente do instrucionismo em que o educando tinha que seguir por um caminho predefinido pelo software.

Na minha visão o computador não deve ser visto pelo aluno e professor como a solução de problemas, mas sim como um caminho para encontrar a solução, o construcionista é mais próximo dessa visão ele auxilia na busca de informações, o computador é apenas um suporte, o aprendiz constrói seu próprio conhecimento, o aluno ensina o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta, o professor é apenas o mediador.

2 – Nos softwares instrucionais, o computador funciona como se fosse um professor, uma máquina de ensinar, ele é um meio instrucional ele instrui. O aluno deverá apenas responder aquilo que o computador lhe pergunta, sem que haja uma reflexão sobre a possibilidade de construção, ou seja, o aluno não precisa pensar o programa da às instruções de comando.

Nos software construcionista o aluno é encorajado a criar, explorar, inovar, buscar soluções para os desafios propostos, passando a ser um participante ativo no processo de construção da sua própria atividade, assim, o aluno pode errar e acertar seus erros pode criar e recriar suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com