TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria E Treinamento

Dissertações: Consultoria E Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO A PASSO PARA ABRIR UMA EMPRESA

Antes de começar toda a parte burocrática REFLITA se você tem o Perfil Empreendedor para abrir um negócio próprio, fazer isso motivada por frustrações pessoais muitas vezes resulta em fracasso.

Pense em um negócio inovador (consultoria) e que traga algum diferencial para prosperar no mercado.

1 – Elabore o Contrato Social, definindo o objetivo e o ramo da empresa, aspectos societários, formação de Capital Social.

2 – Levar o Contrato Social e os documentos pessoais dos sócios a Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Para a empresa esse passo é equivalente a obtenção da Certidão de nascimento da pessoa física, deve se verificar se há alguma outra empresa cadastrada com o nome pretendido, geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nomes, há estados que já oferecem este serviços pela internet, se tudo estiver certo será possível prosseguir com o arquivamento do Ato Constitutivo da Empresa.

Oficialização da empresa:

 Contrato Social ou Requerimento do empresário Individual ou Estatuto em três vias

 Copia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios

 Requerimento padrão (Capa da Junta Comercial) em uma via

 FNC Ficha de Cadastro Nacional – modelo 1 E 2, em uma via

 Pagamento de taxas através de DARF

VALE LEMBRAR

Que os preços e prazos para abertura da empresa varias de estado para estado (ver em MS) para isso o ideal é consultar o site da Junta Comercial do Estrado em que a empresa estiver localizada.

Registra a empresa, será entregue ao proprietário o numero de identificação do registro da empresa (NIRE) que é uma etiqueta ou um carimbo feito pela Junta Comercial ou Cartório contendo um numero que é fixado no ato constitutivo, com o NIRE em mãos chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja de obter o CNPJ. (entrar no site da Receita Federal) para fazer isso com o CNPJ cadastrado é preciso ir a Prefeitura ou administração Regional para receber o Alvará de Funcionamento. O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento das instituições Comerciais, isso é feito na Prefeitura, Administração Regional ou na Secretaria da Fazenda de cada município, geralmente é necessário os seguintes documentos:

 Formulário próprio da Prefeitura

 Consulta previa de endereço aprovada

 Copia do CNPJ

 Cópia do Contrato Social

 Laudo dos órgãos de vistoria (ex. licença ambiental, quando necessário)

Depois dirigir a secretaria Estadual da Fazenda para pedir a IE Inscrição Estadual em alguns estados é possível resolver isso pela internet, atualmente a maioria dos estados possui convenio com a Receita Federal, o que permite obter IE Inscrição Estadual junto com o CNPJ um único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com