TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada II

Por:   •  2/11/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação de investimentos em participações societárias.

Participações societárias são aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica(investida). Esses investimentos em participações societárias podem ser de caráter temporário ou permanente, tendo ações ordinárias e preferenciais e são classificados no Balanço Patrimonial, com base na sua natureza e na intenção que levou a administração a adquirí-los.

Investimentos temporários são os adquiridos com a intenção de revenda e tendo, geralmente, caráter especulativo. Podem ser classificados do AC ou no ANC, já os Investimentos permanentes são os adquiridos com a intenção de continuidade, representando, portanto, uma extensão da atividade econômica da investidora. Devem ser classificados no ANC – Investimentos.

Os tipos de ação que podemos encontrar são as ordinárias que são ações que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa. Confere a seu titular o direito de voto em assembléia. Não dão direito preferenciais a dividendos. E também as preferenciais que são Ações que oferece a seu detentor prioridades no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral não concede direito a voto em assembléia. Podem existir em uma mesma empresa mais de um tipo de ações PN, geralmente denominadas PNA e PNB.

Os investimentos em participações societárias são classificados no Balanço Patrimonial, com base na sua natureza e na intenção que levou a administração a adquirí-los. Dessa forma, podem ser classificados no Ativo Circulante que são investimentos sem intenção de permanência e, realizáveis (conversíveis em dinheiro ou caixa) até o final do próximo exercício, no Ativo Realizável em Longo Prazo que é investimento sem caráter de permanência, realizáveis após o final do próximo exercício e no Ativo não Circulante - Investimentos que são investimentos com caráter de permanência.

1. Quais as definições do CPC 18 – Referente a investimento em empresas coligada e controlada?

R:. Método de equivalência patrimonial – é método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída ao investidor nas alterações dos ativos líquidos da investida.

Coligadas - é uma entidade, incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, sobre a qual o investidor tem influencia significativa e que não se configura como controlada ou participação em empreendimento sob controle conjunto.

Influencia significativa – é o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com