TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Introdutoria

Dissertações: Contabilidade Introdutoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Ao abordar os conceitos básicos e específicos da Contabilidade, é necessário que o estudante de Ciências Contábeis tenha conhecimento em relação a outras matérias, que contribuem no aprendizado e servirão de ajuda durante a atuação do profissional.

Desta forma, as atividades acadêmicas fornecerão aos alunos diversas informações conceituais e introdutórias, do curso

de Ciencias Contábeis envolvendo a contabilidade básica, fundamentos da administração, operações matemáticas e o mais importante o direito publico e privado, possibilitando assim, a formaçcão de bons profissionais nesta área.

Jacobina

2012

Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis.

O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Grandualmente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

Viajando ainda sobre a origem da contabilidade, encontramos algumas escolas e representantes destas que contribuíram na formação da contabilidade que usamos atualmente, um destes pensadores é o professor Francisco D’ Áuria que representava a escola Patrimonialista que conceituava a contabilidade como ciência que tem por objetivo o estudo e controle do patrimônio, enquanto Hendriksen da escola norte- americana conceituava a contabilidade como um processo de informação, com a ajuda destes, podemos dizer que a contabilidade é um conjunto de técnicas, normas e princípios que tem por objetivo manter o controle permanente do patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração, relatando a seus usuários através de registros contidos nos relatórios patrimoniais as informações necessárias para tomada de decisões.

Cabe lembrar que objeto da contabilidade é fazer o controle do patrimônio das entidades e o fornecimento destas informações a seus usuários que podem ser: administradores, fornecedores, bancos e ao governo. Os usuários dos servicos contábeis podem ser tanto pessoa física quanto pessoa jurídica que tem interesse em saber e avaliar o desenvolvimento da empresa.

Falando em empresa não poderíamos deixar de falar sobre a escrituração contábil que é de suma importância para manter a saúde da empresa, ou seja, uma necessidade e não artigo de luxo, por isso ela tem por obrigação registrar os fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), realizados de acordo com o método das partidas dobradas, obedecendo em ordem cronológica e a determinadas técnicas e normas. Os lançamentos são feitos nas contas Patrimoniais, pertencentes ao grupo do ATIVO, PASSIVO EXIGÍVEL e PATRIMÔNIO LÍQUIDO, nas contas de resultado, representadas pelas RECEITAS e DESPESAS.

As contas do Ativo, por terem saldo devedor, são aumentadas de valor por Débitos e diminuídas por Crédito, As contas do Passivo Exigível e do Patrimônio Líquido, por apresentarem saldo credor, são aumentadas de valor por Crédito e diminuídas por Débito, as contas relativas às Receitas e Despesas, por afetarem diretamente o Patrimônio Líquido, são Creditadas, por aumenta e Debitas por diminuírem o Patrimônio Líquido.

Vale lembra que os lançamentos desses fatos contábeis devem ser feitos em livros específicos, Livro Razão, por exemplo, é onde deve constar toda movimentação financeira, inclusive bancaria , contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicação, numerário em trânsito, devemos ressaltar que o lançamento no razão é realizado em contas individualizadas. Já no Livro Diário o lançamento é feito em ordem cronológica, observando dia, mês e ano e os registros devem ser numerados, neste livro são registradas toda a movimentação diária relativa ao faturamento, recebimento, pagamentos, aplicações, e transacões bancárias e outros fatos contabéis. O livro Diário deverá ser autenticado no órgão competente do Registro do Comércio, e quando se tratar de Sociedade Simples ou entidades sem fins lucrativos, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.

Em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, porém o arquivo magnético autenticado pelo registro público competente deve ser mantido pela entidade.

A entidade é responsável pelo registro público de livros contábeis em órgão competente e por averbações exigidas pela legislação de recuperação judicial, sendo atribuição do profissional de contabilidade a comunicação formal dessas exigências à entidade.

A contabilidade também tem sua importância na Gestão Empresarial, e ferramenta indispensável, pois auxilia a administração a tomar as decisões primordiais para o bom andamento das atividades da entidade. Decisões como quando será necessário reduzir gastos, quando comprar, quando investir em tal negócio. Este auxílio é realizado através das coletas de dados econômicos da empresa, mensurando-os monetariamente, registrando-os e transformando-os em relatórios ou comunicados, que contribuem fundamentalmente para as tomadas de decisões por parte dos gestores. E não deve ser encarada apenas como simples atendimento as legislações vigentes e cálculos de impostos, informações contábeis precisas e bem utilizadas são dados que podem fazer a diferença entre decisões de sucesso ou falência. Tais empresas precisam aproveitar as informações geradas, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de uma técnica comprovadamente eficaz o uso da contabilidade.

A contabilidade não inventa dada, mas coleta na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial, como exemplos: projeção do fluxo de caixa, cálculos de indicadores, cálculo do ponto de equilíbrio, determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com