TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilização

Projeto de pesquisa: Contabilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIZAÇÃO

Campo Novo do Parecis - MT

2009

CONTABILIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Contabilidade Introdutória.

Orientador: Profº. Regis Garcia

Campo Novo do Parecis - MT

2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 17

INTRODUÇÃO

Quando se fala em Contabilidade, o foco principal de nosso estudo passa a ser o controle do patrimônio das empresas. Isso é feito por meio de registros Contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos. Na Contabilidade, o objeto principal é sempre o patrimônio, neste caso, definido como conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, sendo chamado de exigível e outro grupo de obrigações não exigível chamado de patrimônio liquido. Algumas outras características podem ser concluídas: de exigível e outro grupo de obrigações não exigível chamado de patrimônio líquido Algumas outras características podem ser concluídas. O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome.

DESENVOLVIMENTO

1) Método das Partidas Dobradas

A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas, deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: não há débito sem crédito correspondente para cada débito um crédito, para cada origem uma aplicação.

2) Plano de Contas

É o conjunto de normas e designações das contas de uma empresa, previamente estabelecido, que orientam os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos essenciais à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:

a) atender às necessidades de informação da administração da empresa;

b) observar formato ajustado com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais de-monstrações contábeis:

c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

O plano de Contas normalmente é composto de cinco grupos:

Ativo - contas devedoras, Passivo - contas credoras, Despesas - contas devedoras, Receitas - contas credoras, Apuração de resultado.

4) Fatos Contábeis

Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.

O conceito é igual ao de fato administrativo, porém que não se confunda, pois todo fato administrativo é contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo. Como por exemplo, a ocorrência de um incêndio no estoque. Sua perda não é decorrente da vontade da gestão administrativa, mas produzirá uma variação patrimonial. Ou seja, o fato contábil comprova a existência de um fato administrativo, além de outros fatos supervenientes, como as contingências. Igualmente como os fatos administrativos, os fatos contábeis podem ser:.

Fatos mistos ou compostos: São os que combinam fatos permutativos com fatos modificativos.

Fatos modificativos: São os que provocam alterações no valor do patrimônio líquido ou situação líquida, podem ser aumentativos ou diminutivos.

Fatos permutativos: São os que não provocam alterações no valor do patrimônio líquido ou situação líquida, mas podem modificar a composição dos demais elementos patrimoniais.

5)Lançamentos Contábeis

São os registros dos fatos contábeis, são aqueles que provocam alterações no patrimônio das empresas, são feitos conforme os métodos das partidas dobradas. As funções do lançamento contábeis da-se o nome de escrituração ao conjunto de lançamentos, ou seja, o lançamento é uma parte da escrituração.

6) Livro Diário

Livro Diário é um livro usado na escrituração contábil. São registrados por ordem cronológica dos registros que acontecem na empresa. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com