TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contação de Historias Infantis

Por:   •  15/6/2016  •  Dissertação  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Estadual Boulanger Pucci

Curso Normal

Emília Maria Resende Salvador

O lúdico e a contação de histórias na educação infantil

Uberaba-MG

2016

Emília Maria Resende Salvador

O lúdico e a contação de histórias na educação infantil

Trabalho apresentado à Escola Estadual Boulanger Pucci, pela disciplina de Aspectos Antropológicos, Históricos e Filosóficos da Educação Básica, como parte do requisito para a conclusão do 1° perído do curso.

Orientadora: Cecília

Uberaba- MG

A contação de histórias infantis auxilia no crescimento e desenvolvimento do aluno, a partir das histórias as crianças criam em sua mente tudo o que escutaram. Recriam o local, cada objeto ou pessoa presente na história, tentam se colocar no lugar dos personagens para assim sentirem toda a história rolar os medos, as aventuras, os sentimentos. Ela é usada há muitos anos, porém de forma diferente, pois no passado tinha o objetivo de entreter e agora tem como objetivo o ensinamento e o gostar da leitura.

A partir da contação de história o professor cria um vínculo com o aluno e o incentiva ao hábito da leitura. A criança deve ter o hábito da leitura desde os primeiros anos da educação. A contação de histórias auxilia para que a criança tenha maior curiosidade do que está por dentro das páginas de um livro. A partir de figuras os professores podem montar histórias e aguçar ainda mais o interesse do aluno mostrando assim que mesmo com pequenas figuras podemos fazer uma bela história. Também é possível usar brinquedos na contação de histórias para atrair maior atenção dos alunos.

O lúdico e a contação de histórias na educação infantil

Leonel de Alencar Moreno

O Centro Educacional Infantil Nossa Senhora das Graças foi o lugar escolhido para trabalhar o tema do artigo “o lúdico e a contação de histórias na educação infantil”. Ao chegar à instituição foi visto que o aprendizado era algo mecânico, que as crianças não tinham participação que mostravam pouco interesse.

Trabalhando o tema junto com os professores foi preparada uma recepção diferente aos alunos, evidenciando que a chegada da aula também pode ser algo divertido e pode chamar à atenção das crianças para as atividades. Aproveitando a grade escolar da instituição incluíram formas lúdicas de se ensinar, com músicas, danças, bonecos, contação de histórias e brincadeiras.

A confecção de bonecos em E.V.A de cores diferentes trabalhou a questão étnica e também o corpo humano com as crianças. Para esta atividade foi usado à música com forma de diversão e aprendizado.

Para a contação de histórias também se exige um planejamento, a melhor hora e também ambiente contam muito. Em cada história há uma forma diferente de se apresentar, uma voz mais brava ou triste, alegre ou agitada. Debates tem grande importância após cada leitura, pois são com eles que as crianças mostram seu entendimento sobre a história, suas dúvidas e também conclusões.

Para chamar ainda mais a atenção das crianças no estagio supervisionado, foi dada uma atividade onde eles seriam os contadores de histórias. Os alunos pegavam um livro e iam ao cantinho da fantasia contar a história aos outros. A partir dessa atividade as crianças tomaram conhecimento que podem contar uma história através de figuras, usando somente sua imaginação, e que podem fazer uma historia conhecida por todos ser muito interessante com materiais diferentes.

Ao final do trabalho no Centro Educacional Infantil Nossa Senhora das Graças, mesmo com pouco tempo, os estudantes puderam perceber que sua intenção de incluir o lúdico às atividades diárias obtevem grande êxito, a frenquência aumentou significadamente, o que foi iniciado com uma quantidade de alunos teve seu numero mais do que duplicado, outra observação foi a participação dos alunos que no ínicio era mínima. Os alunos ao sentirem-se confiantes e interessados, passaram a querer participar muito mais das atividades, sendo contando uma história a participando das atividades propostas.

Principais dados (Críticas, pesquisas, principais teorias do assunto) 

O trabalho desenvolvido com o tema corpo humano envolvendo o lúdico como planejamento trabalhou várias formas de aprendizagem, o aproveitamento de um tema para realização de várias atividades auxilia a criança, pois quanto menos objetos melhor seu entendimento. Com o boneco que foi apresentado as crianças, elas tiveram a chance de aprender que são iguais independente de cor, raça ou religião e também aprenderam sobre o corpo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com