TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contranivelamento

Pesquisas Acadêmicas: Contranivelamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  1.705 Visualizações

Página 1 de 4

TITULO: Contranivelamento.

INTRODUÇÃO: Chama-se de nivelamento, as operações que se executam em uma determinada região, nas quais colhem-se dados com o objetivo de se determinar à diferença de nível de pontos da superfície em relação a outros.

Os diversos tipos de nivelamento baseiam-se em diferentes princípios e, consoante o princípio, assim se define o método ou o tipo de nivelamento.

Assim, podem-se definir os seguintes tipos de nivelamentos:

1. GEOMÉTRICO: é o mais exato dos nivelamentos realizado através de visadas horizontais com um instrumento chamado Nível.

2. TRIGONOMÉTRICO: realizado através de Teodolitos com visadas com qualquer inclinação. Mais rápido que o Geométrico, mas menos preciso.

3. BAROMÉTRICO: Baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. Tem pouca precisão. Há necessidade de se efetuar correções devido à Maré Barométrica. Dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Utiliza-se aneroides para a determinação da pressão atmosférica no campo.

Destacam-se aqui apenas os dois métodos mais comumente utilizados na topografia, o nivelamento geométrico, de alta e média precisão, e o nivelamento trigonométrico, de baixa precisão.

Nivelamento Geográfico

Neste tipo de nivelamento os dados são colhidos através de viradas horizontais. Consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência.

O nivelamento geométrico pode ser realizado ao longo de uma poligonal fechada ou ao longo de uma poligonal aberta como, por exemplo, na sequência do eixo de uma estrada. Geralmente nivela-se pontos a cada 20m e também pontos entre os 20 metros desde que tenham importância na configuração do terreno. Nas poligonais fechadas começamos o nivelamento pelo ponto inicial e terminamos pelo mesmo ponto inicial. Em poligonais abertas começa-se o nivelamento pelo ponto inicial, nivela-se até o ponto final e retorna-se ao ponto inicial, seja nivelando todos os pontos (RENIVELAMENTO), seja nivelando apenas alguns pontos (CONTRANIVELAMENTO). Ou seja, no caso de uma poligonal fechada, o nivelamento será a primeira metade do percurso, até ao ponto mais afastado e o contranivelamento, a outra metade do percurso, feita em sentido contrário. Para linhas de nivelamento abertas, será o nivelamento de um ponto A para um ponto B e o contranivelamento, do ponto B para o ponto A. Em termos de cálculo de erro de fecho, ele será igual à diferença entre os valores absolutos das somas dos desníveis para os dois percursos.

Os percursos de nivelamento no sentido direto e inverso devem ser diferentes e, os únicos pontos comuns serão os pontos a cotar.

Erros Topográficos

Os instrumentos e métodos de medição não são perfeitos e ideais, existem sempre erros e imperfeições que se cometem na medição de qualquer grandeza, pois existe uma natureza estatística das observações. Numa dada grandeza sujeita a um processo de medição, quando repetida várias vezes, nunca resulta num igual valor numérico, mas sim em diferentes valores que giram em torno de um valor médio, mais ou menos representativo da grandeza a ser medida. Podem-se dividir os erros de observação em: aleatórios, sistemáticos, periódicos e grosseiros ou enganos.

Erros aleatórios: são erros de pequena magnitude, e são a razão pela qual as medições repetidas não apresentam o mesmo valor, ou seja, são parte da natureza da medição.

Erros sistemáticos: são erros que alteram a observação sistematicamente, em sinal e/ou magnitude, podendo variar em magnitude ao fim de longos períodos de tempo. São muito perigosos porque tendem a acumular-se.

Erros grosseiros ou enganos: são normalmente grandes e resultam de um menor cuidado por parte do observador, por exemplo, ler um 8 em vez de um 6, registar um 3 em vez de um 13. Evitam-se, fazendo observações bastante cuidadas e com grande concentração, embora nunca se fique com a certeza da sua ausência nas observações. Quando eles são de pequena magnitude, podemos considerá-los como aleatórios.

Erros periódicos: são também, de certo modo, erros determinísticos, em que a cada um corresponde outro mais ou menos igual, mas de sinal oposto. A sua grandeza é variável, dependendo do tipo de observação.

RESULTADO E DISCUSÃO:

RESULTADO:

Tabela do nivelamento topográfico.

VANTE

EST DIST AI RÉ INT MUD COTA ΔH DECLI

1 0,00 0,040 0,040 -- -- 0,000 -- --

1 A 1,08 -- -- 0,040 -- 0,000 0,00 O%

1 B 0,00 -- -- 0,340 -- -0,300 0,300 100%

1 C 0,79 -- -- 0,338 -- -0,298 -0,002 0,25%

1 D 3,60 -- -- 1,938 -- -1,898 1,600 44 %

1 E 6,86 -- -- 2,190 -- -2,150 0.252 4,67%

2 7,75 0,472 1,580 -- 2,092 -2,052 -0.098 1,27%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com