TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração Musculas

Monografias: Contração Musculas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  268 Visualizações

A contração muscular é um processo complexo que envolve diversas proteínas celulares e sistemas de produção de energia que é oriunda da degradação do ATP pela enzima miosina ATPase, essa enzima está localizada na ''cabeça'' da ponte cruzada de miosina. As ''cabeças'' de miosina se fixam e '' caminham'' ao longo dos filamentos em ambas as extremidades de um sarcômero tracionando progressivamente os filamentos, os filamentos finais deslizam para dentro e encontram-se no centro do sarcômero.

O ciclo de contração é a sequencia retida de eventos que causam o deslizamento dos filamentos a ATPase da miosina hidrolisa ATP, ficando energizada: a cabeça de miosina de fixa á actina, formando ligações transversas: as ligações transversas geram força, conforme giram em direção ao centro do sarcômero (movimento de força): a ligação de ATP á cabeça de miosina separa a miosina da actina. A cabeça de miosina novamente, hidrolisa ATP, retorna á sua posição original e fixa-se a um novo sitio, na actina, á medida que o ciclo continua.

No final da contração muscular, o cálcio é bombeado de volta para o interior do RS, onde fica armazenado até que um novo potencial de ação chegue á membrana da fibra muscular. O cálcio retorna por meio de um sistema de bombeamento ativo. Este é outro processo que requer a energia proveniente do ATP. Portanto, a energia é necessária tanto na fase de contração quanto na de relaxamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com