TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição Da Sociologia Para A Sociedade

Trabalho Universitário: Contribuição Da Sociologia Para A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

NOME: Elisangela Pereira Dias RA: 2320304886

NOME: Francisca Vanessa Lopes Silva RA: 2321319095

NOME: Maria Torquato Moreira Rodrigues RA: 2309328495

NOME: Geana Gomes Pereira Cavalcante RA: 2330424008

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Sociologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Rita de Cássia.

Valparaíso de Goiás: 26/11/2012

Lista de significados de Sociologia

É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Que tem por objetivo principal tornar as compreensões cotidianas da Sociologia mais sistemáticas e precisa.

Portanto é uma ciência que estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade, ela explora todas as estruturas sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura social.

A Sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e dos processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto se estuda o indivíduo na sua singularidade pela Psicologia, a Sociologia se fundamenta na teoria voltada para os estudos sobre os fenômenos sociais tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da Sociologia.

Sociologia é a ciência que estuda os relacionamentos entre pessoas inseridas em uma comunidade, ou em grupos diferentes dentro da sociedade.É uma ciência social e humana que analisa como as pessoas interagem.

Os Sociólogos observam os padrões comuns através de pesquisas sobre os fenômenos que se repetem na convivência (interação social) e dessa forma formulam teorias sobre os fatos sociais.

Os métodos de estudo da Sociologia englobam Técnicas quantitativas (análise estatísticas) e qualitativas (detalhes de situações e comportamentos).

No século XVIII, a Sociologia surgiu estudando as consequências das Revoluções Industrial e Francesa, pois as mesmas causaram grandes transformações políticas econômicas e culturais na sociedade nesse período. Este termo Sociologia foi usado pelo filósofo francês Auguste Comte no seu curso de Filosofia Positiva tentando uma unificação dos estudos relacionados ao homem, como a Psicologia, História e Economia. Mais tarde essa corrente sociológica foi desenvolvida por Durkheim.

Contribuições da Sociologia para a Educação

Estudar os processos sociais do ensino e da aprendizagem é uma missão da disciplina de Sociologia da Educação. Ela analisa de que modo que às relações sociais marcam o desenvolvimento dos indivíduos dentro das instituições e organizações, nos quais a sociedade se baseia para prover educação a todos que fazem parte desse grupo.

Estudar a realidade educacional, socioeducacional e os processos educacionais de socialização são funções primordiais da Sociologia da Educação.

Foram fundadores Durkheim, Karl Marx e Max Weber e sendo Durkheim o primeiro a lançar em suas obras, uma Sociologia da Educação sistematizada (Educação e Sociologia).

É dentro da Sociologia da Educação que todos os pesquisadores têm a chance de entender, compreender que a educação acontece no contexto de uma sociedade, que por sua vez, também é resultado da educação recebida e dessa forma é mais fácil analisar a inter-relação do ser humano junto a sociedade e educação sob diferentes enfoques.

No começo do século XX, muitos estudiosos de vários países se interessaram em analisar a construção do conhecimento como processo articulado dentro dos contextos sociais. Auguste Comte, francês, defendia uma história social do conhecimento; Durkheim e os seus seguidores, como Marcel Mauss, os seus estudos eram voltados a origem social de categorias fundamentais (representações coletivas).

Veblen, dos Estados Unidos, relacionava o conhecimento com grupos sociais e instituições, afirma que dentro de um determinado grupo o conhecimento é considerado como uma verdade universal.

Na Alemanha, destacam-se intelectuais que se interessam pela Sociologia do conhecimento, ora seguindo, ora não seguindo as ideias de Karl Marx. Nessa perspectiva se destacam as obras de Max Scheler , Weber e Karl Mannheim. Este grupo de intelectuais que nomeou as reflexões em que acreditavam, ou investiam nomeando como Sociologia do conhecimento. Entre os sociólogos da atualidade se destacou Pierre Bourdieu que teve uma atenção especial no tema do conhecimento e se tornou objeto de estudo.

A Sociologia da Educação, mesmo sendo de origem recente apresenta um grande desenvolvimento quantitativo e qualitativo. Divide-se em várias correntes teóricas, que nas diversidades de temas se refletem utilizando enfoques nas pesquisas e estudos que apontam o campo do estudo. E assim, hoje convivem uma sociologia da Educação crítica com base no modelo de análise funcionalista com base a métodos de pesquisa empírica. E na atualidade existem outras perspectivas que rejeitam ambos os enfoques, preferindo, unindo-se a modelos de inspiração interacionista, fenomenológica ou etnometodológica.

Os estudos sociológicos da educação iniciaram na metade do século XX, antes disso predominava o chamado enfoque moralista de orientação geral positivista, este enfoque ajudou muito na legitimação da Sociologia da Educação, sendo um campo específico de estudos, e este mesclava filosofia e ciência, acreditando que o entender sociológico da educação influencia o desenvolver o progresso social.

Durkheim se destacou com a importante contribuição nos estudos sociológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com