TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Social no PNAE – CAE

Artigo: Controle Social no PNAE – CAE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Controle Social no PNAE – CAE

Os objetivos do controle social; é verificar a correta aplicação dos recursos, promovendo a melhora de processos propondo mudanças das políticas públicas, e além do mais avaliar a qualidade dos serviços oferecidos, dando publicidades dos recursos recebidos.

O controle social e as políticas públicas estão ligados através da fiscalização e acompanhamento dos gastos dos ensinos públicos com material e manutenção.

A sociedade tem direito de participar no acompanhamento e na verificação da gestão dos recursos federais empregados nas políticas públicas.

Os impostos pagos pelo povo compõem o fundo e são aplicados na educação básica pública. Pois isso a população tem o direito de acompanhar e fiscalizar a execução do FUNDEB.

Controle social é um órgão deliberativo de acompanhamento e assessoramento da E.E do PENAE .

O CAE deve participar do processo e não ser só fiscalizado, deve realizar reuniões periódicas, visando traçar estratégias de ação, registrar em livro – Ata, todas as deliberações tomadas a partir da elaboração do cardápio.

O PNAE, mais conhecido como Programa de Merenda Escolar, trata-se de transferência legal, do tipo, transferência automática empregada na descentralização de recursos determinados programas da área de educação.

Mas como tudo tem seus problemas, destacamos os mesmos que ocorrem com a compra da merenda; devido à burocracia nas licitações, os supermercados não possuem interesse em participar do programa. Essa foi a maior dificuldade que ouvimos em nossas pesquisas.

Algumas sugestões que tivemos foram:

 Compra da merenda escolar pela secretaria municipal de educação.

 Acompanhamento nutricional.

 Quando a merenda é acompanhada pelo gestor escolar – quando bom gestor – pode adequar a compra de acordo com as necessidades da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com