TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cooperação E Competição

Dissertações: Cooperação E Competição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Cooperação e Competição

Desde os mais remotos tempos a competição e a cooperação vem dividindo espaço na natureza. Nós, seres humanos, muitas vezes temos que cooperar uns com os outros ou com determinada situação, mas muitas vezes a vida nos coloca a competir. A escola torna-se algo muito importante neste aspecto, quando colocamos a educação voltada para a convivência como condição importante para da vida cotidiana, assim, a escola passa a conviver com uma realidade que nem sempre é atribuída ao seu contexto. É necessário que haja um resgate da valorização de comportamentos e atitudes mais humanas, para que possamos ter outros caminhos, ao qual possamos escolher o melhor com fim de valorizar mais o que somos e o que fazemos.

A cooperação é um processo de interação social, em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos. Geram motivação, alegria, participação, união, criatividade, contribuições de todos e atitudes de empatia, solidariedade, comunicação e cooperação, visto que a qualidade de vida almejada para a sobrevivência da humanidade em todos os seus estágios, vai depender do grau de cooperação, da ação compartilhada e do amor em ação.

Nos jogos cooperativos os pontos positivos são:

Saber lidar com as pessoas

Saber ajudar ao próximo

A competição é um processo de interação social, em que os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição uma às outras. E os benefícios são concentrados somente para alguns. A competitividade no esporte causa a vontade maior de vencer. É um incentivo para sempre fazer o melhor que os outros, acontecendo assim o aperfeiçoamento dos objetivos da sociedade, nos ajuda a ter competitividade, e o domínio sobre ganhar e perder. Os esportes criam regras para que a competição seja o mais justo possível. Nas escolas a competição esportiva prepara os alunos para um trabalho em equipe, ou a superação pessoal em caso de esportes individuais e nos ensina ter respeito pelo adversário, ganhando ou perdendo.

Nos jogos competitivos os pontos positivos são:

Saber competir

Saber lidar com os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com