TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coopercarga

Tese: Coopercarga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Tese  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 12

nacional, através de filiais e pontos de apoio estrategicamente localizados, os quais oferecem todo suporte administrativo e operacional para os clientes.

Na distribuição urbana a Coopercarga desenvolveu um sistema logístico customizado e dedicado para a distribuição de bebidas do seu cliente AmBev (Morena Distribuidora de Bebidas). A Coopercarga atua hoje com seis unidades: Campo Grande (RJ), Paulínia (SP), Palhoça (SC), Jacarepaguá (RJ), Sapucaí do Sul (RS) e Guarulhos (SP), que atuam somente para atender o cliente AmBev.

Nos terminais de contêineres localizados nas cidades de Itajaí (SC) e Guarujá (SP) oferecem estruturas modernas e preparadas para os serviços de cargas, descargas e armazenagem tenham total eficiência, agilidade e segurança.

Ainda em 2007, o terminal do Guarujá, através dos excelentes serviços oferecidos, conquistou o reconhecimento da Receita Federal como Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação REDEX realizando todos os trâmites burocráticos necessários para despachos de mercadorias, ampliando os serviços oferecidos aos clientes da Coopercarga.

O relacionamento com os públicos internos da Coopercarga (cooperados e colaboradores), sua satisfação e comprometimento. Com a convicção de que o relacionamento com o cliente depende de um relacionamento coeso com a cadeia formada por fornecedor e clientes internos, a organização procura harmonizar a qualidade nos relacionamentos entre todos que fazem parte da sua rotina e de seus processos. Os clientes alvo da Coopercarga são: Hamburg-sud, MSC, Bunge, Perdigão, Bombril, Sadia e principalmente a AmBev.

2.1.4 Principais concorrentes.

Para todos os níveis de serviços prestados acima, se tem, numa visão holística, uma infinidade de empresas que abrangem estas operações e, de certa forma, podem se apresentar como concorrente para o Coopercarga. Aqui, não se declara que a concorrência será eficientemente mais forte ou equilibradamente mais dinâmica, mas, que ambos os serviços são qualitativamente bem vistos pelo mercado e dispostos a manter se aptos a ganhar na política dos consumidores que, envolvem se nas operações e passam a adentrar nos trabalhos dos fornecedores para, junto com eles, reorganizarem a relação comercial e intensificar os objetivos e metas conjuntas a curto e longo prazo.

2.1.4.1 Transportadora ALL Logística

A América Latina Logística é a maior empresa independente de serviços de logística da América do Sul, que opera, de forma integrada, os modais ferroviário e rodoviário para diversos clientes em países como Brasil e Argentina. Nascida em 1997, como Ferrovia Sul Atlântico, foi uma das três companhias a assumir, naquele ano, os serviços ferroviários no Brasil, após o processo de privatização do setor. No ano seguinte, assumiu também a concessão de ferrovias nas regiões central e norte da Argentina. Em 2001, adquire a Delara, empresa de transportes rodoviários no Brasil e amplia seu suporte logístico. Crescendo a uma média de 20% ao ano, a ALL tem atualmente cerca de 4.700 colaboradores diretos que trabalham focados na construção de uma nova história do setor ferroviário e intermodal no país. Por ser uma empresa única no segmento em que atua, operando na extensa faixa que abrange seis dos principais estados brasileiros e outros três países do MERCOSUL, a ALL alia serviços de qualidade com tecnologia e desenvolvimento profissional. A empresa é a responsável por formar profissionais de várias áreas no setor, suprindo, com metodologia própria desenvolvida pela UniALL (a universidade corporativa da ALL), a lacuna de formação no segmento ferroviário observada no Cone Sul.

2.1.4.2 Julio Simões Logística

Operando desde 1956, a Julio Simões começou seu negócio com o transporte de cargas gerais. Nos anos 80, com base na demanda dos clientes, passaram a atuar nos serviços de transporte de seus colaboradores e na terceirização de suas frotas.

Na década de 90, observando a necessidade de seus clientes de reduzir custos, passaram a focar na otimização de suas cadeias de suprimentos, incluindo a conexão da empresa com seus fornecedores e clientes, por meio da prestação de serviços dedicados e customizados.

Assim, a partir do ano 2000, puderam consolidar a prestação de serviços integrados de logística, com a implementação de operações inovadoras e customizadas junto a clientes, o que vem contribuindo com a redução dos seus custos logísticos, bem como com o aumento de eficiência de suas operações.

Com abrangência nacional, a Julio Simões possui 98 filiais e 51 postos avançados que servem como base de apoio de sua atuação e funcionam como suporte para atendimento de seus clientes e equipes.

Em cada uma delas, a infra-estrutura está voltada para garantir a qualidade do serviço, a segurança na operação logística e a pontualidade.

A Julio Simões atua no mercado de soluções logísticas de inbound (de abastecimento) e outbound (de saída), logística interna e de apoio, por meio de uma única empresa e de forma integrada, flexível e customizada. Esta forma de entender e atender o cliente em todo seu processo permite a identificação constante de novas soluções logísticas para os mais diversos setores da economia, tais como: papel e Celulose, siderúrgico, químico, alimentício, limpeza e Saúde, bens de Consumo e Transformação, setor Público e sucroalcooleiro.

2.1.5 Principais fornecedores

As compras conjuntas têm sua característica participativa já desde a primeira grande aquisição, no ano de 1991. Num processo democrático, os cooperados definiam, em reuniões determinadas para este fim, as melhores propostas, os melhores fornecedores e os melhores preços para concluir a compra de equipamentos e insumos.

Esta foi uma das particularidades que acompanhou o desenvolvimento da Coopercarga e até hoje está presente nas grandes decisões de compras da organização. Mesmo num cenário completamente diferente daquele vivenciado duas décadas antes, a Coopercarga ainda conduz este tema com o mesmo envolvimento e seriedade. Liderados nos processos de negociação pelo seu diretor-presidente, os cooperados acompanham e compartilham decisões durante todo processo de compra.

O principal fornecedor da Coopercarga é a Petrobras que atua com o fornecimento de combustíveis. Logo depois e não menos importante temos a VW que fornece caminhões para o transporte terrestre em cidades e a Scania que fornece veículos para o transporte a distancia com a sua linha de veículos mais pesados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com