TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosmogonia

Tese: Cosmogonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Cosmogonia?

Teoria sobre a origem do universo geralmente fundada em lendas ou em mitos e ligada a uma metafísica. Como não houve testemunhas, as teorias da formação do mundo assentam-se na fé (cosmogonias religiosas) ou no cálculo (cosmogonias astronômicas).

O que é mito?

Do grego mythos significa discurso, narrativa, boato, legenda, fábula, apólogo. A palavra "mito" possui diversas acepções. Entre nós, é frequentemente utilizada com o sentido pejorativo: uma narração fabulosa e fictícia, contrária à verdade. Nesse sentido, "mito" equivale a engano, falsidade. Essa interpretação corresponde a uma mentalidade racionalista, para qual somente a razão é capaz de expressar a verdade. Hoje, no entanto, essa visão simplista está inteiramente superada, pois sabemos que muitos dos conhecimentos mais profundos e misteriosos são de tipo inconsciente e simbólico. Em sentido mais profundo, entende-se por "mitos" as descrições religiosas antigas, que expressam os modelos, os arquétipos da ação humana através dos atos originários dos "deuses" nos diversos campos. Nesse sentido, os mitos são narrações sagradas primitivas, dotadas de grande autoridade e normatividade para a vida humana.

Quem narra o mito? Porque?

O poeta-rapsodo. Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhes mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas que possa transmiti-la aos ouvintes.

Quais as funções do mito?

O mito possui três funções principais:

• Explicar – o presente é explicado por alguma ação que aconteceu no passado, cujos efeitos não foram apagados pelo tempo, como por exemplo, uma constelação existe porque, há muitos anos, crianças fugitivas e famintas morreram na floresta, mas uma deusa levou-as para o céu e transformou-as em estrelas.

• Organizar – o mito organiza as relações sociais, de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e proibições. O mito de Édipo existe em várias sociedades e tem a função de garantir a proibição do incesto, por exemplo. O “castigo” destinado a quem não obedece às regras funciona como “intimidação” e garante a manutenção do mito.

• Compensar – o mito conta algo que aconteceu e não é mais possível de acontecer, mas que serve tanto para compensar os humanos por alguma perda, como para garantir-lhes que esse erro foi corrigido no presente, oferecendo uma visão estabilizada da Natureza e do meio que a cerca.

Como era a visão do homem primitivo?

Para o homem primitivo, a terra onde plantava não existia separada das suas relações sociais. Não era desligada da sua vivência religiosa, da sua relação de parentesco, enfim, de todos os aspectos que faziam parte de sua existência. A terra tinha para ele uma dimensão sagrada. Ele criou ritos mágicos para auxiliá-lo a vencer a Natureza e o medo do desconhecido.

Cite duas diferenças entre a filosofia e o mito?

MITO: fixa a narrativa no passado; Narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas (Urano, Ponto e Gaia);

FILOSOFIA: se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro; explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais (céu, mar e terra).

Cite duas condições históricas para o surgimento da filosofia.

As viagens marítimas, A construção do calendário.

Defina Cosmologia.

A cosmologia é a tentativa de explicar o mundo (Universo) como um todo. A cosmologia trata de conceitos como a"quantidade", o "número", o "lugar" e o "espaço", o "movimento", o "tempo", as "qualidades", a "natureza dos corpos",as "propriedades da vida e a sua origem", etc. É, por vezes, também designada por Metafísica ou numa perspetiva maisrestrita, Filosofia da Natureza.

Quais os períodos da filosofia grega?

Período pré-socrático, socrático e helenístico.

Cite duas características do período pré socrático

As questões humanas; a confiança na reflexão (argumentação). A opinião, a imagem das coisas e das idéias.

Qual essência do pensamento cosmológico?

A essência real e verdadeira que não é perceptível e sim que é encontrada através do pensamento que se denomina conceito. Tal busca incessante pelo conceito das coisas existentes fez com que os filósofos e os demais poderosos de Atenas se sentissem ameaçados por ele. Dessa forma, condenaram Sócrates à morte por induzir e corromper os jovens. Esse, que poderia facilmente se libertar da morte, aceitou-a tomando um copo de cicuta morrendo em prol da sua filosofia.

Quais as principais características do pensamento socrático?

Os pré-socráticos eram chamados de naturalistas, mas com a realidade prima, ou seja ela é primaria e fundamental. e eles tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, ou cosmo-ontológico, e buscavam o princípio ou arché das coisas. ou seja, arche é uma palavra grega significa principio. Daí com questão do princípio fundamental único entrando em crise, surgem os sofistas.

Quem foram os sofistas e o que eles pregavam?

Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas pólis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela arte da persuasão.

O que Sócrates propunha em relação aos sofistas?

Os sofistas foram sempre mal interpretados por causa das críticas de Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates acusou os sofistas de "prostituição" simplesmente porque estes ensinavam para aqueles que pudessem pagá-los, sendo os primeiros "professores", na concepção atual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com