TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cubagem

Pesquisas Acadêmicas: Cubagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVOS DA PESQUISA

É muito importante saber o peso real de uma mercadoria transportada, pois sobre o peso da mercadoria é calculado o valor do seu frete. Para descobrirmos o peso de determinada mercadoria é necessário efetuar o cálculo de cubagem. Através da pesquisa feita pelo grupo, poderemos entender como o processo de cubagem é feito.

DESCRIÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

Toda a mercadoria transportada ocupa um determinado espaço dentro do veículo, chamado volume. Para obtermos o valor deste volume usamos o cálculo de cubagem.

O cálculo de cubagem traz o volume que está sendo ocupado dentro do veículo e não apenas o peso real da mercadoria, pois em muitos casos o peso não é compatível com o tamanho da embalagem. Por exemplo, transportar uma caixa de 1m³ contendo isopor e transportar essa mesma caixa contendo um aparelho de som. Este exemplo demonstra claramente a relação de peso x volume, visto que o aparelho de som possuí um peso maior que o isopor e os dois ocupam o mesmo espaço. Enfim, a função da cubagem no transporte é evitar que se ocupe todo o espaço físico do veículo sem utilizar toda a sua capacidade em peso.

Para se encontrar o peso cubado é necessária a medida da mercadoria: altura, comprimento e largura. Em seguida multiplicasse essas medidas por 300 (para cara densidade equivalente a 1 kg/m³ o fator de cubagem é de 300, conceito estabelecido pela a NTC & Logística). Por exemplo uma mercadoria com 0,30cm de altura; 0,29cm largura e 0,80cm de comprimento, pesando 7 Kg segundo a nota fiscal. Seu peso cubado será de 20,88 Kg segundo o cálculo abaixo:

0,30 x 0,29 x 0,80 x 300 = 20,88

Como pode ser analisado, se essa mercadoria não fosse cubada a transportadora estaria perdendo 13,88 Kg por mercadoria (7 Kg – 20,88 Kg) resultado em prejuízo.

CONCLUSÃO

A cubagem é importante para que a empresa de transportes lucre com o volume que está sendo ocupado e não apenas com seu peso real, o volume se transforma em peso cubado para que a empresa tenha uma margem de lucro. Não são todas as empresas que utilizam este método, no entanto elas deveriam investir no calculo de cubagem e assim lucrar com mais uma estratégia no mercado.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE DE CARGAS. Manual de Cálculo de Custos e Formação de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas. Disponível em: http://www.slideshare.net/dodiga/calculo-cubagem. Acesso em 08 outubro 2013.

SILVA, Sandra R.; GOMES, Cláudio A. A importância da cubagem no transportes de cargas rodoviário. Disponível em: http://bt.fatecsp.br/system/articles/331/original/04sict2005.pdf. Acesso em 08 outubro 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com