TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, Homem e Sociedade

Tese: Cultura, Homem e Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 15

Etapa 1

Cultura, Indivíduo e Sociedade

Indivíduo é o exemplar de uma espécie qualquer, orgânica ou inorgânica, que constitui uma unidade distinta, ou seja, cada um dos componentes de uma espécie.

Sociedade é um sistema de inter-relações que envolvem os indivíduos coletivamente. O que une as sociedades é o fato de os seus membros se organizarem em relações sociais estruturadas segundo uma única cultura, isto é, o que chamamos de socialização.

Como vimos anteriormente, socialização é o processo através do qual os membros da sociedade aprendem o modo de vida do grupo em que vivem. O homem desde tempos remotos sempre viveu em grupos, por isso que podemos afirmar que a vida em grupo que transforma o animal homem em seres humanos, sem contato com os seres humanos dificilmente o homem desenvolve característica que chamamos humanas.

Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o individuo, sendo o ser humano um produto da interação social. Esta claro que esta afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo nem ai uma concordância de todos cientistas. Todos nós nascemos dentro de um grupo este nos dotarão os mesmos traços sociais ali existentes. Chegamos a conclusão que ao nascermos, possuímos apenas potencialidades para nos tornarmos humanos. Podemos definir Socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que vivemos. Esse processo tem inicio no momento em que nascemos e continua ao longo de toda a nossa vida.

A socialização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que os diferenciará dos demais e ao mesmo tempo identificara com seu grupo social. O processo de socialização é um processo profundamente cultural, no sentido da definição de que a cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade – incluindo conhecimento, crenças, arte, moral, costumes e outras capacidades hábitos adquiridos pelos indivíduos em sociedade.

Entre os principais agentes da socialização podemos identificar cinco: a família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação e os grupos de referencia.

A família é o principal agente da socialização no qual o individuo é influenciado ao nascer, e mantém essa influencia durante uma forma significativa parte da sua vida. Os estilos de relacionamento nas famílias variam da classe social, grupos culturais diversos.

A escola transmite às crianças a experiência de lidar com uma grande organização, onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar.

Os grupos de status aumentam sua importância para o processo de socialização com avanço da idade do individuo. Pequenos grupos com a mesma faixa de idade são fundamentais no processo de socialização dos adolescentes, onde eles têm a oportunidade de testar o que aprenderam com os adultos, tendo o apoio do grupo para desenvolver atividades alternativas, como por exemplo, aprendem gestos, gostos por determinadas coisas, um linguajar próprio, algum tipo de consumo etc.

Meios de comunicação de massa – particularmente a televisão onde há evidencia de que a violência estimula o comportamento agressivo e senas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem em relação à mulher. Por outro lado são incentivados comportamentos positivos, por exemplo, aqueles voltados para preocupações sociais e ambientais.

Cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo dos tempos de tal modo nos indivíduos que passam a serem considerados comportamentos naturais. Por hora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade compreendendo inúmeros fatores ligados ao comportamento dos indivíduos. Mas entre os fatores comportamentais que difere uma sociedade há sempre fatores em comum entre eles. A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade um guia indispensável em todos os campos da vida e sem ela os seus membros estariam impossibilitados de ser eficientes, esse é o pré-requisito em todo tipo de vida social organizada. A existência de padrões culturais é necessária tanto para o funcionamento de qualquer sociedade, como para sua conservação, isto é, o sistema de organização é, em si, um aspecto da cultura.

A palavra cultura na linguagem cotidiana é empregada com vários significados.

Ora significa erudição, grande soma de conhecimentos, quando, por exemplo, se diz que, “o indivíduo não tem cultura”, ora significa certo tipo de realização humana, como a arte, a ciência, a filosofia. Já o sentido sociológico desta palavra, no entanto, tão amplo que não exclui nenhum desses significados. A linguagem sociológica define a palavra como toda criação que resulta da criação humana. A cultura compreende todas as elaborações resultantes das “capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade”, pois a mesma não decorre da herança biológica do homem, mas de capacidades por ele desenvolvidas através do convívio social.

Só o homem possui cultura. Todos os homens possuem cultura, no sentido de que, vivendo em sociedade, participam de alguma cultura. Ao contrário do que se afirma na linguagem vulgar, quando se diz que algum individuo não tem cultura, a cultura não é exclusiva das pessoas letradas, já que qualquer individuo normalmente socializado participa dos costumes, das crenças e de algum tipo de conhecimento da sua sociedade.

Seguindo este raciocínio, podemos afirmar que todas as sociedades, e não apenas as que possuem escritas, têm uma cultura. Tanto a mais simples e isolada sociedade tribal quanto a mais complexa sociedade urbano‐industrial possui cultura. A cultura seria então o modo de vida próprio de cada povo. Ela é o fundamento da sociedade e o que distingue o homem dos animais não humanos. Cada povo, cada sociedade tem sua cultura, o que equivale dizer, seu modo de vida.

Percebemos que a discussão precedente a respeito da ênfase da sociedade e da cultura se formou a partir da passividade do indivíduo e como este é moldado por fatores culturais e sociais. Chegamos à conclusão que o ser humano da nossa época é iguais os dos antepassados, o que caracteriza como diferente é simplesmente certos fatores sociais que foram inseridos na cultura, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com