TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, identidade e da sociedade

Projeto de pesquisa: Cultura, identidade e da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

Pólo: Luziânia

Tutor Presencial: Regis Melo

Tutor Ead: Ma. Cláudia Regina Benedetti

Disciplina: Ciências Sociais

Componentes:

Eliene Francisco de Castilho RA: 399755

Luzia das Dores Silva de Oliveira RA: 375200

Marília Lopes de Oliveira Gonçalves RA: 377578

Raquel Carvalho Coutinho RA: 370448

Luziânia 20.11.2012

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irá discorrer de assuntos sociais como: cultura, indivíduo e sociedade.

Cada indivíduo ou sociedade em si possui uma cultura diferente, é isso que diferencia as pessoas e sociedades uma das outras. Veremos também um pouco sobre a vida de alguns funcionários como os retratados no filme: “A classe operária vai ao paraíso”, filme que mostra a luta de trabalhadores por condições melhores de trabalhos, e que após muita luta conseguem ver seus objetivos alcançados.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

O conceito sociológico de cultura

O conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em sociologia. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são idéias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra.

As normas representam o “permitido”, e o “interdito” da vida social. Assim a monogamia (ser fiel a um único parceiro matrimonial) é um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais. Em muitas outras culturas, uma pessoa é autorizada a ter várias esposas ou esposos simultaneamente.

As normas de comportamento no casamento incluem, por exemplo, como os esposos se comportem com os seus parentes por afinidade. Em algumas sociedades, o marido ou a mulher devem estabelecer uma relação próxima com seus parentes por afinidade; em outras, espera-se que se mantenham nítidas distâncias entre eles.

Quando usamos o termo, na conversa, quotidiana comum, pensamos muitas vezes na “cultura” como equivalente às coisas mais elevadas do espírito: arte literatura, música e pintura. Os sociológicos incluem no conceito estas atividades, mas também muito mais. A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui as formas de como se vestem, os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também, os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles como: arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros e habitações.

Sociedade

O conceito de sociedade é polissêmico e pode ser definido de diversas formas, entretanto suas problematizações conceituais não podem deixa escapar que o entendimento mais coerente da sociedade se instaura no momento em que a percebemos como uma rede de relação entre indivíduos, grupos sociais e instituições. Para Thomas Bottomore, “a sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos e instituições”. Por isso se analisa a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como no nível da forma ou estrutura de tais relações, posto que estas apareçam personificadas nos contextos de normas e regras que regulam a vida social.

A sociedade se inicia e se esgota no indivíduo como um conjunto de patês que interagem e se constituem, ou seja, o indivíduo é integrante da sociedade e se reproduz m um processo dinâmico de reinvenções: a sociedade que é produzida pela relação entre os indivíduos tem como instrumento de objetivação e explicitação o próprio indivíduo que passa a ser reprodutor e reflexo da sociedade.

O indivíduo isolado não constitui a sociedade, mas por mais complexo que isto possa aparecer, o indivíduo isolado em sua constituição passou por instituições e por formatações sociais que implicaram numa relação tênue e quase indissociável entre as categorias de indivíduo e coletivo, que se instauram e se mostram presentes nas macros e micros instituições sociais..

É importante lembrar que as sociedades transformam-se ao longo do tempo. Se por um lado elas moldam os indivíduos que a compõe, definindo normas e padrões de comportamento, signos lingüísticos etc., por outro é válido ter em mente que as mudanças são, em parte, resultado da interferência da ação individual e/ou coletiva. Há, portanto, uma via de mão dupla.

O debate acerca da tensão existente entre indivíduo e sociedade é um dos temas centrais da sociologia, perpassando de forma transversal, mitos campos de estudo das ciências sociais, tais como: cultura, política, economia, desigualdades, globalização, pobreza, e tantos outros.

Indivíduo

Refere-se à personalidade,ouseja, a singularidade do ser. O indivíduo, enquanto entidade única, a individualidade. Refere-se a identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros. A individualidade está profundamente ligada a percepção de si, como ser construído historicamente (Marx), pelo discurso (Foucault) ou pelos efeitos do inconsciente (Freud), cada abordagem filosófica ou científica, determina a construção da identidade dentro sua abordagem, ou em cada tempo o zeitgaist que o determina.

Em uma abordagem que combina a antropologia cultural e o pós-estruturalismo, o sujeito é produto dos diversos discursos, ou de sua relação (interativa) entre à malha simbólica (a dimensão cultural) e suas estruturas subjetivas (do indivíduo). O homem interpreta a realidade a partir dos diversos discursos, da palavra posta, das "verdades" produzidas e legitimizadas, através de complexas relações de poder. O sujeito tem sua individualidade determinada pelas falas produzidas por outros e a partir de sua própria interpretação de si no mundo.

A individualidade diz respeito também, aquilo que me difere do outro, a diferença esta profundamente ligada a individualidade, seu oposto, a fragmentação da identidade, tem raízes na concentração demográfica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com