TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECISAO POR UM CARRO DA CHINA? PRECISO DE MUITOS MOTIVOS PARA COMPRAR UM “XING LING”

Trabalho acadêmico: DECISAO POR UM CARRO DA CHINA? PRECISO DE MUITOS MOTIVOS PARA COMPRAR UM “XING LING”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

“DECISAO POR UM CARRO DA CHINA? PRECISO DE MUITOS MOTIVOS PARA COMPRAR UM “XING LING” ”

ARARANGUÁ

2013

“A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO”

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Marketing da Universidade Norte do Paraná, para o Tema Atividade Interdisciplinar Individual - Módulo 1.

Ministrada pelos Professores Thais Accioly Baccaro, Fabiano Galão, Marcos Roberto Marques, Jossan Batistute e Henry Nonaka

ARARANGUÁ

2013

1- DESENVOLVIMENTO

01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

Planejar significa definir objetivos e metas, a decisão do uso de recursos e as atividades necessárias para alcançar seus objetivos. O planejamento é considerado a principal atividade das quatro funções administrativa, pois sem planejamento não há como organizar, dirigir e controlar.

Organizar como função administrativa é o desenvolvimento de um modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos para realização dos objetivos e das metas definidas no planejamento, nesse caso as organizações fazem uso da função organização para alcançar seus objetivos de maneira eficaz e eficiente.

Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional, é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização, envolve a orientação a comunicação e a liderança dos trabalhadores e busca compatibilizar os objetivos destes, com o desempenho da organização.

Controle é um processo que tem por finalidade manter o sistema em direção ao seu objetivo, com base nas informações sobre as atividades do próprio sistema.

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

Planejar ex: Já as questões estratégicas são parte da responsabilidade do presidente e da carnavalesca, Rosa. É ela quem pensa no resultado final, o conjunto da obra, mas não deixa de lado a administração da operação. Seu estilo parece ser o da administração itinerante. Ninguém precisa ir ate uma sala especial para discutir um desenho ou verificar o andamento dos trabalhos, planejar modificações com os chefes de setores e explicar detalhes dos esboços. A comunicação é pontual e específica, sempre relacionada à ação. Aliada à baixa hierarquia, esse tipo de comunicação se torna extremamente simples e eficaz.

Organização ex: Para fugir do estilo piramidal de gestão, em que as decisões vêm exclusivamente de cima. Nas escolas de samba acontece exatamente o oposto. A comunicação é rápida e sem intermediários. Os funcionários têm autonomia e trabalham num esquema flexível em que podem usar sua própria criatividade para resolver problemas inesperados. Além disso, não há padrões pré-formatados. O estilo burocrático e padronizado fica do lado de fora do barracão.

Direção ex: Na Imperatriz, predomina o estilo democrático de liderança. Há, de início, uma relação de aprendizado entre os subordinados e os chefes de setores. Quem sabe mais passa seus conhecimentos para aquele que está aprendendo. Depois dessa etapa, o chefe passa atuar como facilitador.

Controle ex: A estratégia financeira da escola é pensada pelo patrono. Mas é do presidente a responsabilidade operacional de administrador todo o dinheiro que circula no barracão. Ele toma todas as decisões referentes a dinheiro – desde a definição dos salários, o que faz em parceria com os chefes de setor, até o controle do fluxo de caixa na escola. É interessante notar que entre o restante dos funcionários a dimensão financeira passa completamente despercebida. Na verdade, no barracão da Imperatriz pouco se ouve falar em dinheiro. A escola não tem como objetivo o lucro. Pelo contrário, a lógica do desperdício fica bastante evidente. O fato parece contrapor-se às empresas tradicionais, onde a ordem é cortar custos e criar mecanismos de responsabilidade, da presidência até o chão da fábrica.

02. No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:

a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam

trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.

Há relação de consumo entre o visitante e a escola de samba, pois toda a coletividade de pessoas físicas ou jurídicas, (pois a lei não faz distinção) é também considerado como consumidor, tendo os mesmos direitos e deveres, tais coletividade podem ser por exemplo, grupos expostos à publicidade ( art. 17° ). Mesmo as pessoas que jamais compraram um produto ou contrataram serviços de alguém, poderão ser também considerados como consumidores, desde que tenham sido vítimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com