TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFICIENCI

Exames: DEFICIENCI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 5

O conceito de organização não é novo. Surgiu de uma necessidade e da possibilidade de ganhos comuns, do sentido de proteção e atenção a todos os integrantes de um grupo. Surgiu de maneira implícita, mas, foi explicitamente que ganhou corpo frente às ações de cunho administrativo, tendo em vista que até hoje servem de base para implementações de ideias, gestões administrativas eficazes, bem como a manutenção efetiva de sua competitividade. O ato de administrar não poderia ser realizado não fossem as ideias e postulados que tornaram a gestão mais compreensível e palpável como a aplicação das funções administrativas que até hoje são a base de muitas iniciativas empresariais e que, mesmo tendo sido formuladas há décadas atrás têm em sua aplicabilidade a prova de seu método eficaz e de sua contemporaneidade.

Pautados nestes conceitos, podemos perceber que essa aplicabilidade é de suma importância no meio administrativo uma vez que representa a linha tênue entre vitoria e fracasso no mundo empresarial. Para apuração desses contextos tomemos como ponto inicial a observação específica de uma empresa, do segmento de cosméticos. Nela o químico Eduardo Martinez de Almeida usufruiu de maneira efetiva dos fundamentos administrativos e pauta seu empreendimento num planejamento estruturado. Com um planejamento bem elaborado, é possível saber pra onde vai, porque vai e como chegar lá, captando e observando adequadamente as necessidades do mercado e agindo em função delas, sem perder de vista suas possíveis alterações.

Segundo Peter Drucker ( 2001):

O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje,

para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.

O planejamento é inerente ao ato administrativo, mas não se deve perder de vista os demais fundamentos, que serão também necessários ao sucesso de qualquer empreendimento. Planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar, são as quatro pontas fundamentais da gestão administrativa.

Apesar da obtenção do financiamento obtido pelo químico e agora empresário Eduardo Martinez, é preciso haver um controle eficiente dos recursos para que a dívida criada inicialmente não venha atrapalhar o bom andamento empresarial e corroer a empresa de dentro pra fora.

A análise organizacional deve ser uma das ferramentas desse processo uma vez que analisa de forma profunda todos os pontos fortes e fracos, canalizando as preocupações acerca dos possíveis problemas internos e externos da empresa. É importante olhar para o horizonte. A empresa que se fecha dentro de seus limites físicos esta fadada ao fracasso uma vez que fatores alheios a esta a afetam de maneira muitas vezes irreversível.

Podemos citar como exemplo a inflação que deteriora os preços, dificulta as compras e as vendas e muitas vezes determina a quantidade de produtos que esta empresa poderá pôr no mercado, freando investimentos, retraindo os lucros. A empresa deve estar segura o suficiente para enfrentar esses possíveis problemas. O desemprego também têm sido visto como um dos grandes males da atualidade. Representam o desperdício de capital humano mas, também uma diminuição da retroalimentação financeira, uma vez que o ciclo diminui o seu ritmo. Citemos ainda a alta nos juros que aumenta o endividamento, e paralisa os investimentos.

Numa análise macroeconômica dos casos relatados é necessário muito cuidado, principalmente no que diz respeito a controle financeiro e observação do mercado. Crises econômicas surgem de repente, a cotação do dólar pode variar repentinamente, o mercado se assusta e um pequeno tropeço da bolsa de valores e atritos no mercado de ações podem gerar danos irreversíveis aos empreendimentos que não se preparam para o pior. Falando um pouco de uma outra situação, a do empresário Evaldo Oliveira, fabricante de utensílios de alumínio. Em sua entrevista demonstra um crescimento exponencial nas vendas e afirma: “Estamos esperando um crescimento de pelo menos 20% para o ano de 2013”.

Este viu sua oportunidade chegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com