TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES de cultura, personalidade e sociedade

Projeto de pesquisa: DEFINIÇÕES de cultura, personalidade e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------03

Cultura---------------------------------------------------------------------------------------------04

Indivíduo-------------------------------------------------------------------------------------------04

Sociedade------------------------------------------------------------------------------------------05

A classe operária vai ao paraíso----------------------------------------------------------------06

Bumbando-----------------------------------------------------------------------------------------06

Ilha das flores-------------------------------------------------------------------------------------07

Pajerama-------------------------------------------------------------------------------------------08

Pajerama------------------------------------------------------------------------------------------09

Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------10

Bibliografia----------------------------------------------------------------------------------------11

INTRODUÇÃO

Cultura

Indivíduo

Sociedade

A classe operária vai ao paraíso

Bumbando

Ilha das flores

Pajerama

DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

CULTURA

Significa cultivar e vem do latim colere, Cultura é tudo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos que são adquiridos pelo homem não só com a convivência com a sua família mais por viver em sociedade. Também é definida com um conjunto de maneiras comportamentais, símbolos e práticas sociais, passando de geração para geração.

Cultura é o conjunto de ideias, normas de toda tradição de um povo, tudo aquilo que está em torno e que influenciam a nossa maneira de pensar e agir.

Cultura é a educação, inteligência, acúmulo de conhecimentos que aprenderás durante a nossa existência. Engloba escola, leitura e conhecimento da vida. Na antropologia a cultura é compreendida como os padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humanos.

É através da cultura que o homem adquire conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e moral. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade que o ser humano tem de responder ao meio de acordo com a mudança de hábitos

INDIVÍDUO

Indivíduo Vem do latim indivíduos, indivisível. N a época contemporânea e, mais precisamente, a partir dos anos 80 efetua-se a filosofia ciências humanas um retorno aos termos “indivíduos” e “individualismo” (cf.Dumont e Veyne). Indivíduo, etimologicamente “único”, não mais divisível.

Os indivíduos humanos nascem dotados de impulsos, instintos e desejos. Para viver normalmente, os indivíduos devem aprender a limitar seus impulsos, desejos e instintos. A sociedade estabelece valores e normas para guiar o comportamento dos indivíduos e conduzi-los à convivência harmoniosa.

Quando os indivíduos nascem já encontra a sociedade pronta e por esse motivo ele precisa se ajustar as maneiras de se comportar, de sentir as coisas e aproveitar a vida.

Não mundo em que vivemos não existe espaços para individualidades, precisamos uns dos outros para tudo que iremos fazer. Cada um dos indivíduos possui uma consciência individual, que faz parta da nossa personalidade. Também existe a consciência coletiva que é formada por ideias comuns que estão presentes nas nossas vidas, essa não é o que o indivíduo pensa, mais é o que a sociedade pensa.

Quando o indivíduo entra na sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, isso diferencia das demais pessoas.

SOCIEDADE

Sociedade significa associação amistosa com os outros. É um conjunto de pessoas que tem os mesmos gostos, ideias costumes e preocupações e que formam uma comunidade. É um grupo que normalmente todas as atividades são feitas com interagi mento com as pessoas compartilhando as mesmas ideias.

Sociedade em modo geral são um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade várias pessoas, povos e nações, etc. que possuem a mesma cultura e tradições e normalmente ocupam o mesmo espaço. Ela é um acordo entre pessoas e que existem regras, direitos e obrigações.

A sociedade surgiu para atender as necessidades do indivíduo, por intermédio de ajuda mútua e por isso que, através da sociedade, o homem pode ser educado, arrumar emprego e criar uma família.

A família, a escola, grupos de status e meios de comunicações são os principais meios de socializações do indivíduo.

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO

No filme "A classe operária vai ao paraíso", de Elio Petri (Itália, 1971), Lulu Massa é um operário consumido pelo capital e cujo trabalho estranhado consome sua vida. A fábrica adota sistema de metas que intensifica a produção. Lulu é o operário-padrão da fábrica, sendo hostilizado pelos outros companheiros de chão de fábrica.

Após perder um dedo na máquina, Lulu adota uma atitude critica ao modelo de exploração, confrontando a gerencia. Os operários contestam as cotas. Após uma greve, Lulu é demitido. Depois de negociações, ele consegue ser readmitido na fábrica, voltando à linha de produção e reintegrando-se ao coletivo de trabalho.

Por conta da mobilização operária, o sistema de cotas é revisto pela direção da fábrica. Deste modo, podemos caracterizar a estrutura lógico-explicativa da analise critica do filme primeiro, produção de mais-valia relativa (inovação técnico-organizacional do capital), desvalorização da força de trabalho como mercadoria, degradação do trabalho vivo (saúde do trabalhador) e resistência contingente e necessária do proletariado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com