TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENISE LUCIANO

Trabalho Universitário: DENISE LUCIANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este desafio tem como objetivo analisar a empresa Mercantil Hoterdan- Hipermercado1, localizada no município de Campinas, interior de São Paulo, fundada em 17/04/1994. Assim como elaborar um projeto de capacitação e desenvolvimento dos diretores e gerentes da empresa, aplicando os conhecimentos adquiridos durantes as aulas das disciplinas de Processos Gerenciais e Matemática, vivenciando o dia a dia de um Administrador.

Palavras-chave: Plano estratégico, análise, mercado, cálculos, gráficos.

____________________________

1 Empresa Fictícia.

SUMÁRIO

Resumo 03

Sumário 04

Introdução 05

Passo 1 06,07

Passo 2 08,09,10

Passo 3 11

Bibliografia 12

Introdução

Através da elaboração do projeto de capacitação e desenvolvimento dos diretores e gerentes, demonstraremos as possíveis alternativas, de acordo com as capacidades da empresa, que poderão facilitar a sua permanência e fortalecimento no mercado.

O ramo varejista no Brasil tem sido uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam, composto tanto pelos grandes supermercados como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, no qual, em sua maioria são idealizados e formados com poucos recursos financeiros e com uma gestão sem conhecimentos profissionais.

O mercantil Hoterdan- Hipermercado, oferece todos os tipos de produtos alimentícios, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, material de limpeza, higiene, etc. Os diretores têm consciência de que devem procurar ferramentas adversas que consigam traçar um retrato do mercado em que a empresa está inserida e que para alcançarem o objetivo de médio prazo em tornarem uma rede com abrangência estadual, devem implementar ações que garantam à empresa maiores condições de êxito e profissionalização.

Passo 1

Conforme levantamentos e análises realizadas no ambiente interno e externo, atingimos uma compreensão detalhada dos aspectos estrategicamente importantes para a organização. Para execução desta pesquisa foi utilizada a aplicação de questionários e entrevistas, do presidente ao operacional. Todos os fatores foram considerados (clientes internos e externos, fornecedores, concorrentes, objetivos da empresa, missão, estratégicas, tecnologias e tamanho da empresa).

Uma das principais conclusões do relatório abrange que “Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa precisa de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”

Atualmente a empresa não possui um organograma definido, sua estrutura apresenta características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função.

Definimos uma nova estrutura organizacional baseada no chamado Empowerment (estrutura em rede), possui elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade, conectividade que permite a virtualização do negócio, coordenação própria, autonomia e auto-suficiência de recursos e competências. Proporcionando inúmeras vantagens, dentre elas o baixíssimo custo operacional.

Estrutura em rede de Equipes

A rede é formada por várias equipes permanentes. No centro, o coordenador geral (Presidência)rodeado por equipes interfuncionais; que funcionam em conjunto, cada equipe depende das outras para desenvolver e atingir uma atividade .

Estrutura em rede de Negócios

*Modelo de estrutura baseado conforme PLT 302, página 228]

Através da conectividade será possível ampliar a rede Hoterdan- Hipermercado com baixo custo operacional, pois depende apenas de vinculações virtuais entre os negócios da rede que são baratas e não exigem grandes investimentos em máquinas e instalações físicas; intensa tecnologia da informação e internet envolvida. São subsistemas integrados, no qual, cada unidade dispõe de total autonomia para cumprir objetivos e metas. Cada qual funcionando como um centro de lucro separado dos demais.

Desta forma, definimos uma nova estrutura organizacional, englobando a ampliação da rede através da virtualização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com