TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARMENTALIZAÇÃO

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Na Departamentalização é possível encontrar formas de organizar uma empresa, dividindo em departamentos para melhor desempenho do trabalho no geral.

Os Custos (Diretos e Indiretos) são aqueles que estão ligados diretamente ou indiretamente aos produtos de uma Organização.

Departamentalização

Departamentalização é um processo de divisão de áreas, que faz parte da Administração de Empresas e sua responsabilidade é do Gerente ou de algum Chefe, que consiste em agrupar departamento, funções ou tarefas similares relacionada em uma determinada organização.

A departamentalização é a pratica de juntar tarefas e recursos nas unidades organizacionais, visando à adequação da estrutura organizacional e o agrupamento de pessoas, variando por tipos de função ou posições, e tem como principal objetivo facilitar a coordenação de pessoas e utilizar com eficiência os recursos disponíveis.

Tendo como vantagem manter o poder e o prestigio das funções principais, criar eficiência, centralizar a pericia de organização, permitir rigor no controle de funções, entre outras.

Sua origem foi iniciada pelo teórico francês Henri Fayol, como forma de aumenta a eficiência.

A departamentalização não possui apenas eficiência, ela também possui desvantagens.

Tendo como desvantagens as seguintes afirmações: cada gerente fiscaliza somente uma função, muita especialização no trabalho, entre outras.

Segundo Oliveira para evitar problemas é sugerido alguns critérios:

- A concorrências entre os departamentos devem ser ilimitadas.

- As atividades devem sem controladas por um setor de controle, entre outros.

As representações dos departamentos na maioria das vezes são feitas utilizando organogramas.

Para efetivar a departamentalização a empresa precisa se organizar de acordo com a tecnologia utilizada, estratégia e funcionários contratados.

A divisão do trabalho pode ser reagrupada de três diferentes formas:
-Divisão por função.

-Divisão por hierarquia.

-Divisão por divisão (grupo de cliente, grupo de serviço, etc.)

Basicamente a departamentalização e o agrupamento de tarefas semelhantes em que a empresa é especializada, esse tipo de critério é o mais utilizado nos dias de hoje.

Na departamentalização não existe uma denominação especifica para esses departamentos, tudo dependerá do seu ramo de atividade, pois não precisam ser iguais aos de outras empresas do mesmo ramo, e seus critérios podem ser estabelecido conforme a acordado pela organização.

Custos Diretos

Custo Direto é aquele que pode ser atribuído direto a um produto, centro de custo, departamento ou linha de produto, e está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo, são incluídos diretamente no calculo dos produtos. O custo direto não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Segue dois exemplos de custo diretos:

Matéria-prima consumida

A matéria-prima é a substancia que utilizamos para fabricar bens, e esta diretamente ligada ao produto.

Para a empresa ter ciência para qual produto foi usado o material retirado do almoxarifado, basta à organização utilizar um sistema de requisições.

Mão-de-obra

Mão-de-obra é o trabalho manual empregado na produção de produtos e também esta ligado diretamente ao produto.

Para ter ciência do consumo da mão-de-obra direta, basta a organização manter um sistema de apontamento, para verificar quais os funcionários que trabalha com cada produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com