TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCALCULIA

Artigos Científicos: DESCALCULIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 5

TÍTULO: Discalculia: transtorno da matemática

Maria Angélica Roberto

Rita de Cassia Falleiro Salgado

CURSO:Psicopedagogia Clínica e Institucional

TEMA:Discalculia

DELIMITAÇAO DO TEMA:

Discalculia, cerca de 6% da população mundial sofre deste mal, com esta estatística aprofundarem suas causas, tipos e intervenções pedagógicas.

PROBLEMATIZAÇÃO:

 Problema

Por que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem matemática? Como intervir pedagogicamente a fim de suavisar tais dificuldades?

 Hipótese básica

As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a diversos fatores biológicos e neurológicos, tais como: lesão cerebral, alterações no desenvolvimento cognitivo, déficit de atenção, hereditariedade, hiperatividade, entre outros. A discalculia é um distúrbio neuropsicológico, ou seja, é uma falha na formação dos circuitos neuronais, caracterizada pela dificuldade em operações matemáticas que pode ser observada geralmente em pessoas com inteligência normal.

 Hipótese secundária

A discalculia pode prejudicar o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: lingüísticas, perceptuais, atenção, entre outros, que caracterizam as varias formas de manifestações da discalculia:

JUSTIFICATIVA:

Considerando que a matemática está presente em diferentes momentos do nosso cotidiano, desde uma ingênua contagem até o uso em complexos computadores, em atividades que envolvem aspectos quantitativos dos fatos, desenvolver o raciocínio lógico, a habilidade de abstrair, generalizar, projetar, e levando em conta essa aplicação matemática no dia-a-dia como consequência do desenvolvimento e da investigação de certos conceitos nela presentes, confere-se, através de observações, que nem sempre todos esses requisitos são alcançados de forma prosperada com todos os alunos. Assim, por esse motivo nasce à ideia do atual projeto que apresenta a necessidade de pesquisa sobre o fato da discalculia, termo aplicado ao distúrbio neuropsicológico que atinge as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a inquietação e construção de conceitos e o desempenho de habilidade com cálculos, provocando também a vontade de compreender o objeto em estudo, suas causas e estratégias adequadas de intervenção pedagógica.

Muito embora a matemática promova uma série de vantagem por ser tão útil e necessária às nossas vidas, ainda assim, não é difícil encontrar alunos com inúmeras dificuldades relacionadas à capacidade de resolver situações-problemas e habilidades com cálculos, gerando hesitação aos professores por não estarem certos nas decisões das estratégias adequadas que deverão ser usadas para sanar os problemas, Quais as necessidades do sujeito que aprende, já que cabe a esse profissional a busca de intervenções constantes, tendo que investigar em que área o aluno demonstra mais dificuldades e a partir daí empregar os assuntos matemáticos de forma que o aprendiz se interesse em aprender e desenvolver expectativas para descobrir a o valor dos números em suas vidas.

Tendo em vista essas dificuldades, é de grande importância propiciar ao aluno com discalculia, um diagnóstico ou tratamento que poderão ajudá-los a reduzir boa parte dos seus obstáculos e medos. Os pais e os professores precisam ser orientados a identificar e reconhecer quando o sujeito apresenta anormalidades específicas na aprendizagem da matemática, pesquisando e relacionando-as com a idade e o nível de aprendizagem, entre as quais poderão ser observadas e discutidas também por um profissional na área.

OBJETIVO GERAL:

Pesquisar e refletir sobre os conceitos e os tipos de discalculia para compreensão dos elementos que dificultam o processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Definir os diversos tipos de discalculia.

• Destacar a valor dos professores e profissionais especializados na identificação e apoio para alunos com esta deficiência.

• Refletir sobre as intervenções pedagógicas através de estratégias adequadas como alternativas que facilitem a construção dasinformações matemáticas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A pesquisa considerará como base as ideias de alguns pensadores como Drouet (2001), Vygotsky, Piaget, Parolin, Salvador, analisando a forma pela qual eles observam e avaliam a discalculia, proporcionando maneiras de envolver, como intervir pedagogicamente, no intuito de cuidar e até mesmo superar tal dificuldade.

Segundo Drouet (2001):

“Discalculia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com