TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGN E MULTIDISCIPLINAR

Tese: DESIGN E MULTIDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDERP\ANHANGUERA – PÓLO ROSA MOSSO

PEDAGOGIA- TERCEIRO SEMESTRE

TUTORA PRESENCIAL: ALEXANDRA FERREIRA

ACADEMICAS:

JULIANA MARTINS HIGINO: RA 189639

NAYARA GONÇALVES ROSA: RA 381942

CLAÚDIA DE SOUZA CRUZ: RA 392767

ANDRESSA DE JESUS BASTOS FERREIRA: RA: 396004

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Djalma Silveira

RIBAS DO RIO PARDO- MS

JUNHO DE 2013

Introdução

Foi desenvolvido trabalhos de conscientização do uso dos brinquedos. Resgatamos a importância das brincadeiras, com o objetivo de fazer com que as crianças possam vir compreender a sua importância e a contribuição dos brinquedos para o seu desenvolvimento lúdico e social.

Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. A brincadeira torna a criança ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, deixando-a feliz e, por isso, torna-se mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.

A criança tem características próprias e para alcançar o pensamento adulto, ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Brincando, a criança desenvolve potencialidades. Ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc.

Projeto multidisciplinar I

Para a produção deste estudo, foi realizada uma pesquisa na Escola Doutor João Ponce de Arruda, com o objetivo de coletar dado e refletir sobre a importância de desenvolver os trabalhos através de projetos como facilitador da aprendizagem.

Deste se chega à seguinte conclusão: qualquer assunto pode ser ensinado por projetos de trabalhos, até mesmo assuntos que não constam nos currículos escolares, temas que são considerados relevantes para garantir a aprendizagem de determinados conteúdos. A idéia fundamental do trabalho com projetos é mostrar ao aluno procedimentos que permitirá a organização mais eficaz das informações e levar a descobertas de diversas relações, que poderá ser estabelecidas a partir de um tema ou problema pesquisado.

O desenvolvimento de projetos pedagógicos é uma das possibilidades de articular o processo de ensino-aprendizagem nas muitas áreas do conhecimento, pois, dentro da rotina escolar de componentes curriculares estanques e diversos, sem um elo entre si, fica muito difícil o aluno fazer a mediação entre os vários conhecimentos construídos a partir de diversas temáticas.

Ao inserir uma proposta de trabalho com um tema norteador, os professores encontram maneiras de entrelaçar os diversos componentes curriculares de tal forma que todos estejam participando de atividades de pesquisa e prática em busca de diferentes enfoques de um assunto que traga significativos aprendizados.

Durante da aplicação do projeto é fundamental a participação ativa das crianças no desenvolvimento das atividades, explorando as potencialidades, individualidade e a atividade de cada um, concretizando assim a interatividade, trabalhando de forma coletiva e socializante.

Para elaboração de um projeto é necessário seguir as seguintes etapas:

Justificativa. É o momento de o pesquisador convencer que o projeto é importante, que possui relevância científica, que vai trazer contribuições. Trata-se da apresentação dos motivos que levaram à decisão de se abordar esse tema dentro do universo acadêmico. Objetivo geral, onde é previsto determinado grau ou ciclo, uma escolha ou certa área de estudos, e que serão alcançados ao longo prazo. Objetivo específico consiste no desdobramento e na operacionalização dos objetos gerais, são definidos especificamente para uma disciplina unidade de ensino ou uma aula. Desenvolvimento é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no projeto. Culminância, encerramento do projeto.

Explicando a importância de trabalhar com projeto

O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.

A propósito deste enfoque, Fernando Hernandez (1998) diz que, 'convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria à prática e a finalidade de alcançar os objetivos. As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa.

A socialização dos resultados é parte fundamental de um projeto e é de suma importância para os membros que participaram da pesquisa a construção da integração entre os pesquisadores e a comunidade. Encerradas as atividades de desenvolvimento, não se deve fugir da avaliação, pois é aqui que serão focalizados os acertos e erros, que servirão de instrumento para novos aprendizados, com o objetivo principal de sempre querer fazer melhor.

Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, ''tanto educadores quanto educando envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida''.

Projeto brinquedos e brincadeiras na escola

Tema: Brinquedos e Brincadeiras na escola

Público Alvo: 1° ano do Ensino Fundamental.

Duração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com